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“O guia vidente é qualquer pessoa que se dispõe a auxiliar um deficiente visual durante um trajeto em ambientes abertos ou fechados” (Mosquera,2012). Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
“[...] as pessoas com limitações motoras podem ligar, desligar e ajustar aparelhos eletroeletrônicos e sistemas eletrônicos, como interruptores de luz, aparelho de som, televisores, ventiladores, executar a abertura e o fechamento de portas e janelas, receber e fazer chamadas telefônicas, acionar sistemas de segurança [...]” (Bersch,2017). A autora propôs uma classificação das tecnologias assistivas com o objetivo de organizar sua utilização, prescrição, estudo e legislação. Considerando esse tema, a descrição do fragmento acima refere-se:
Considerando as características da história da Educação Especial no Brasil e o período conhecido como “institucionalização”, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, o _________________ da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prevendo na sua organização, entre outros aspectos, a sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
“É imprescindível fazermos uma avaliação da pessoa que irá utilizar o recurso, para que seja definida a tecnologia assistiva mais adequada e que lhe traga benefícios significativos. Muitas vezes, ainda é necessário que façamos algumas modificações, personalizando o recurso às características singulares de cada indivíduo” (Kleina,2012). A respeito desse tema, analise as assertivas abaixo:


I. As adaptações não requerem um acompanhamento permanente, pois a possibilidade de sua forma de utilização ser modificada é mínima, já que geralmente as pessoas com deficiência permanecem com suas habilidades sem alterações na área deficitária.

II. Deve-se evitar o uso de dispositivos sofisticados além do necessário, pois a utilização de recursos de tecnologia assistiva de forma exagerada pode bloquear o desenvolvimento da pessoa com deficiência, uma vez que ela terá que fazer um esforço menor para realizar as atividades.

III. Permitir que a pessoa explore a nova TA, participando de suas adequações quando necessárias. Em muitos casos, ela poderá mostrar formas de utilizar muito mais produtivas do que apenas seguir as orientações que constam no manual desse recurso.


Quais estão corretas?