Filtrar


Questões por página:
A seguridade social no Brasil, estabelecida com a Constituição Federal de 1988, faz uma separação entre a lógica bismarckiana e beveridgiana. No entanto, conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho, com direitos de caráter universal e direito seletivo. Por essas características, a seguridade social brasileira configura um sistema:
No contexto brasileiro, diversas políticas, como as de saúde, de assistência social, as direcionadas às crianças e aos adolescentes e às pessoas idosas, adotam a centralidade da família em sua formulação, condução e implementação. Todavia, há um descompasso entre a relevância imputada à família e a falta de suporte e serviços ofertados a ela pelo poder público. Essa dicotomia tende a:
O lugar de reprodução dos indivíduos é o cotidiano; assim sendo, é um espaço que não se pode eliminar, nem suprimir e é nele que ocorre a ação profissional. Apesar de o cotidiano ser uma mediação entre o particular e o universal, ele limita as possibilidades de os indivíduos se concentrarem inteiramente nas atividades que realizam, tendo em vista suas características de:
O intenso processo de monopolização do capital caracteriza o capitalismo tardio. Durante os “anos de ouro”, o poder público aplicou um conjunto de estratégias e técnicas anticíclicas, pois a política estava fundada no seguinte pilar:
A demanda de intervir na realidade impõe a necessidade de, antes, conhecê-la. A pesquisa é uma mediação importante nesse processo e o conhecimento por ela produzido é: