Filtrar


Questões por página:
Uma doença infecciosa aguda de caráter epidêmico, com envolvimento sistêmico, tem como agentes etiológicos microorganismos da família Espiroquetídeos. Os roedores são os principais reservatórios dessa doença. O modo de transmissão ocorre pelo contato com água ou solo contaminados pela urina dos animais portadores, mas raramente pelo contato direto com sangue, tecido, órgão e urina de animais infectados.
A doença descrita acima é chamada de:
Há uma doença bacteriana sistêmica, cujos agentes etiológicos podem ser, entre outros, Brucella abortus, Brucella melitensis, Brucella suis e Brucella canis. Como reservatórios, podem ser os gados bovino, ovino ou caprino e outros animais, como coelhos, tendo como modo de transmissão o contato com tecidos, sangue, urina, secreções vaginais, fetos abortados, placenta (grande fonte de infecção), ingestão de leite cru e derivados, provenientes de animais infectados. Tal doença denomina-se:
O conhecimento da dinâmica da ocorrência de doenças é uma das tarefas mais importantes na área da saúde pública. Muitas doenças anteriormente desconhecidas, ou que se expandem ou ameaçam se expandir para áreas consideradas não afetadas, representam grande desafio aos pesquisadores. A essas doenças dá-se o nome de:
A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou por qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes, é conhecida como:
A pesquisa e o conhecimento de fatores que podem ter influência na prevenção e controle de doenças, com efeitos sobre a saúde individual ou coletiva, constituem parte de um conceito conhecido como: