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Uma organização optou por realizar a gestão do desempenho, utilizando um método tradicional de avaliação do desempenho dos funcionários, que se baseia nas características extremas representativas de desempenhos altamente positivos (sucessos) ou altamente negativos (fracassos), desconsiderando, portanto, o desempenho normal.

O método descrito é denominado
Rude no trato, o diretor de Logística de uma empresa não era benquisto por seus subalternos. Alguns funcionários, em particular, queixavam-se por se sentirem injustamente perseguidos. Convocado para a reunião estratégica trimestral, ocasião em que são apresentados os resultados do período e detectatos os problemas, esse diretor comentou com seu superior que se sentia desmotivado a participar, uma vez que, segundo ele, a reunião fora solicitada para que o diretor de Marketing o “perseguisse”, apontando-o como culpado pelos problemas ocorridos naquele período.

Sabendo-se que o motivo alegado para sua desmotivação era totalmente infundado, percebe-se que o diretor de logística dessa empresa utilizou, mesmo que inconscientemente, um mecanismo psicológico de defesa classificado como
Recentemente, uma empresa farmacêutica europeia adquiriu 49% das ações de um laboratório nacional. O presidente da companhia nacional afirmou que estavam procurando, há algum tempo, um sócio estratégico, não apenas para expandir os negócios da empresa, mas também para agregar valor ao negócio. Com a chegada desse sócio, a expectativa é investir em uma nova fábrica, visando a uma plena incorporação de parte dos medicamentos europeus ao portfólio de comercialização no Brasil.

A aliança estratégica em questão mostra-se interessante para as duas empresas, pois permite a(o)
O diretor de uma indústria nacional solicita a criação de uma campanha institucional para sua agência.

Nesse caso, as propagandas da empresa irão enfatizar

A concorrência em escala global e a escassez de recursos forçaram muitas organizações a buscar padrões cada vez mais elevados de eficiência [...] por meio de soluções como a administração e o aprimoramento de processos [...].

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2010, p. 459-460. Adaptado.

Ao mesmo tempo em que, nesse ambiente competitivo dos negócios, os projetos têm papel importante na gestão estratégica das organizações. [...] são os vetores das mudanças, da implementação das estratégias e das inovações que trazem vantagens competitivas para as empresas.

MARQUES JUNIOR, L. J.; PLONSKI, G. A. Gestão de projetos em empresas no Brasil: abordagem “tamanho único”? Gest. Prod., São Carlos, v.18, n.1, p.1, 2011. Adaptado.

A gestão de projetos e a de processos, ambas abordadas nos trechos acima, compreendem, respectivamente: