Filtrar


Questões por página:
As consequências clínicas do uso de Ozempic para tratamento da obesidade
Segundo a Organização mundial de Saúde (OMS), a obesidade é conceituada como uma doença global, multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo. Decorre da interação de fatores genéticos, culturais e familiares. É considerada uma doença por predispor à morte precoce e ao acometimento de enfermidades, por ser atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo geral explorar o conhecimento científico atual sobre o uso do medicamento Semaglutida no tratamento para controle de peso corporal e suas consequências clínicas. Dessa forma, a escolha dos 8 artigos usados para essa revisão integrativa foi realizada por meio da literatura do título, resumo e dos artigos completos encontrados entre os anos de 2019 a 2023 sobre a temática dessa revisão de literatura. Sendo assim, o tratamento, a prevenção e mudança no estilo de vida por meio da intervenção dietética e aumento de atividade física é ineficaz na maior parte dos pacientes, com isso o tratamento farmacológico torna-se eficaz no combate à obesidade, desde que seja feito da maneira correta e com associação da mudança de estilo de vida. Conclui-se, portanto, que a Semaglutida também conhecida pelo nome comercial Ozempic, tem importante papel quando usado como anorexígeno, sendo eficaz no controle do excesso ponderal, principalmente quando associado a uma dieta saudável e à atividade física, resultando no sucesso da manutenção do tratamento em longo prazo.
Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60600. Acesso em: 10 nov.2024. (Adaptado).

As expressões destacadas no texto expressam, de acordo com o valor semântico, respectivamente, relações de:
Assim fica evidente que toda tentativa _____________, ou mesmo _____________ de combater fenômenos _____________ suscitados no prisioneiro pela vida num campo de concentração necessariamente é preciso provocar _____________ da pessoa, apesar de estar num campo de concentração… Não deixa de ser uma peculiaridade do ser humano que ele somente pode existir propriamente com uma perspectiva futura, de certa forma de uma _____________.
FRANKL, Viktor. Em busca de sentido. Petrópolis: Vozes,2024, p.122-123.

Considerando-se as regras ortográficas, qual das sequências preenche adequadamente as lacunas?
E se é verdade que o princípio dos castigos deve estar subscrito no pacto, não é necessário que cada cidadão aceite a pena extrema (...) O direito de punir se deslocou da vingança do soberano à defesa da sociedade. Mas ele se encontra então recomposto com elementos tão fortes que se torna quase mais temível. O malfeitor foi arrancado a uma ameaça, por natureza, excessiva, mas é exposto a uma pena que não se vê o que pudesse limitar. Volta de um terrível superpoder. Tem-se a necessidade de que se coloque um princípio de moderação ao poder do castigo.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. São Paulo: Vozes,2014, p.89.

Em cada fragmento extraído do texto, há um “que” sublinhado. Assinale a alternativa que corresponde à classificação correta entre parênteses.
Era tão perto que, antes de três minutos, achei-me em casa. Parei no corredor e tomei fôlego. Buscava esquecer o defunto, pálido e disforme e o mais que não disse para não dar a estas páginas um aspecto repugnante, mas podes imaginá-lo. Tudo arredei da vista, em poucos segundos; bastou-me pensar na outra casa, mais na vida e na casa fresca e lépida de Capitu… Amai rapazes! principalmente, amai moças lindas, graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida…
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Ediouro,1997, p.165.

Considerando-se a norma-padrão, em qual dos fragmentos sublinhados no texto a pontuação foi inadequadamente utilizada ou subtraída?
Vaso grego

Esta, de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia Então, e, ora repleta, ora esvazada, A taça amiga aos dedos seus tinia,

Toda de roxas pétalas colmada. Depois... Mas o lavor da taça admira, Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas

Finas hás de lhe ouvir, canora e doce, Ignota voz, qual se da antiga lira Fosse a encantada música das cordas, Qual se essa voz de Anacreonte fosse.

OLIVEIRA, Alberto de. Poesias. In: Nossos Clássicos. Rio de Janeiro: Agir,1959, p.22

Com base na leitura e análise do poema, assinale a alternativa correta quanto ao seu conteúdo.