Filtrar


Questões por página:
A atenuação natural é a resposta de sistemas hidrológicos à contaminação, através de processos, os quais, sem a intervenção humana, reduzem toxidade, mobilidade, volume ou concentração de contaminantes no solo.

Considera-se que, dentre os processos de atenuação natural,
A Resolução Conama nº 430, de 13/05/2011, dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes. Segundo essa resolução,

A figura a seguir apresenta as curvas granulométricas de um depósito de resíduos sólidos urbanos ao longo do tempo.

Observa-se, a partir das curvas granulométricas, que

Um decanto-digestor, ou fossa séptica, é uma solução de tratamento individual usada em áreas rurais. A NBR 13969/97 normatiza as unidades de tratamento complementar e a disposição final dos efluentes líquidos de fossas sépticas.

Segundo essa NBR, são dois tipos de tratamento complementar de efluentes de decanto-disgestores o(a)

A figura abaixo mostra a ligação do esgoto de uma edificação. Aparece, em destaque, o ramal predial entre a caixa de inspeção e o coletor público de esgoto.

NUVOLARI, Ariovaldo. Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento de reúso agrícola. São Paulo: Edgard Blucher, 2011. Adaptado.

A altura da caixa de inspeção C.I. é de 0,5 m. O desnível entre o leito da rua e o topo da caixa de inspeção C.I. (desnível da soleira baixa) é de 0,6 m. A declividade do ramal predial de 100 mm é de 2%. A distância em planta (eixo a eixo) da caixa de inspeção C.I. ao coletor público é de 2 m. A altura, ao final da distância L, entre o eixo do ramal predial e o fundo do coletor público, incluindo a ligação em sela, é de 0,44 m.

Qual a profundidade, em m, desse coletor de esgoto?