Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Observe os comentários relativos aos itens abaixo quanto à produção oral e escrita e quanto ao letramento e à alfabetização:
O DESCOBRIMENTO – Eduardo Galeano

Em 1492, os nativos descobriram que eram índios, Descobriram que viviam na América, Descobriram que deviam obediência a um rei e a uma rainha de outro mundo e a um deus de outro céu, E que esse deus havia inventado a culpa e o vestido E que havia mandado que fosse queimado vivo quem adorasse o Sol e a Lua e a terra e a chuva que molha essa terra.

@bing.com Imagem associada para resolução da questão
@bing.com
Quanto à compreensão e a leitura de textos e imagens, com linguagem verbal e não-verbal, linguagem conotativa e denotativa, quanto ao uso da língua na produção escrita, pode-se dizer que a alternativa correta é:
“Bondade demais te gera utilidade, não valor” (motivamentesofc) Imagem associada para resolução da questão
Sabe por que as pessoas não reconhecem o que você faz por elas? Porque, no início, o gesto gera gratidão. Na primeira vez, você é visto como alguém generoso. Na segunda, a gratidão transforma-se em antecipação – agora, a pessoa já espera o que você oferece. Na terceira vez, nasce a expectativa: ela passa a contar com aquilo. Na quarta, o que era gesto passa a ser visto como um direito; a pessoa sente que merece o que você oferece. Na quinta vez, você cria um vício: essa pessoa não consegue mais imaginar sua vida sem o que você dá, e já se sente mimada. Na sexta vez, quando percebe a falta de reciprocidade e decide parar, o que você recebe em troca é ressentimento. A pessoa, acostumada ao que recebia, agora se sente injustiçada e até pode começar a odiar-te por ter negado o que ela acreditava merecer. Por isso, é fundamental reconhecer o limite do dar. Porque o outro não tem limites para receber. Mario Venuti
Questão Anulada
O Letramento e a alfabetização são processos no quais os alunos são inseridos para sua melhor formação, sendo que são distintos, pois um pode ocorrer sem o outro. O letramento estimula uma visão de mundo maior, um entendimento da situação, da realidade, uma leitura que vai além de codificar ou decodificar o sistema de escrita e de seus sons correspondentes. Pode até vir antes do processo de alfabetização. Seguem algumas situações sobre o assunto:
1- A Justiça Federal do Rio de Janeiro concluiu curso pioneiro de Letramento Racial para magistrados e servidores;
2- Em um diálogo o pai diz ao filho que haveria mais justiça se todos fossem mais flexíveis e menos egoístas. O filho responde que ele é muito flexível, pois consegue encostar a mão no pé sem dobrar o joelho. Sendo assim, o filho não consegue captar o significado da fala do pai.

Após a leitura, marque a alternativa correta quanto ao letramento e à alfabetização:
Observe os quadros e preencha (V) Verdadeiro e (F) Falso e depois marque a alternativa correta:
Exemplo 1 - Raíssa Leal para o Sportv:
“A primeira vez que senti medo de decepcionar foi nessa última olímpiada.” “Eu acho que a gente se coloca muita pressão, é algo que só acontece de quatro em quatro anos.”
Exemplo 2 - Portal R7:
“Brasil tem 1,6 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, mostra IBGE.”
( ) Exemplo 1 contém função de linguagem emotiva, expressiva, utiliza a primeira pessoa; o exemplo 2 conta com uma linguagem clara, objetiva direta, cuja função é referencial;
( ) Exemplo 1 contém a função poética, pois ela expressa sua opinião; no 2, a função é conativa, pois é uma notíca de jornal;
( ) No exemplo 1, a função predominate é a expressiva; no 2, o que predomina é a função metalinguística.
Conforme os exemplos abaixo em relação aos tipos de gêneros discursivos primários e secundários, assinale a alternativa correta quanto aos comentários:
1- Poesia; 2- Blog; 3- Romance; 4- Bilhete.