Filtrar


Questões por página:

Considere, no âmbito da comutação, como simples analogia, processos que funcionam como dois restaurantes − um que exige e outro que não exige e nem aceita reserva (a reserva, nesta analogia, refere-se a recursos tais como buffers e taxa de transmissão de enlaces).

I. No primeiro o cliente tem o incômodo de fazer a reserva, todavia, ao lá chegar, em princípio, poderá ser atendido imediatamente.

II. No outro, o cliente não tem o incômodo da reserva, contudo, quando lá chegar, provavelmente, terá que aguardar uma mesa. Considere, no âmbito da multiplexação em redes de comutação, que

III. O espectro de frequência de um enlace é compartilhado entre as conexões estabelecidas por meio desse enlace. Especificamente, o enlace reserva uma banda de frequência para cada conexão durante o período de ligação.

As afirmativas I, II e III referem-se, respectivamente, a comutação de

Tendo em vista que as redes ATM são orientadas a conexões, o envio de dados exige primeiro o envio de um ...I... . À medida que o pacote de configuração passa pela sub-rede, todos os ..II... no caminho inserem uma entrada em suas tabelas internas registrando a existência das conexões e reservando os recursos necessários para ela.

Preenche, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

Valter necessitava conhecer a problemática de QoS e se deparou com os seguintes requisitos durante seu estudo:

I. Para aplicações como a transmissão de áudio e vídeo, não importa muito se os pacotes demoram 20 ou 30 ms para serem entregues, porque toleram muito bem a flutuação do retardo.

II. Uma sequência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. Em uma rede orientada a conexões, todos os pacotes que pertencem a um fluxo seguem a mesma rota; em uma rede sem conexões, eles podem seguir rotas diferentes.

III. Quanto aos requisitos de QoS, uma aplicação de Login remoto é extremamente sensível ao retardo e flutuação.

Na prática, posteriormente, Valter constatou que estava correto APENAS o que consta em

Na maioria das WANs a rede contém numerosas linhas de transmissão, todas conectadas a um par de roteadores. No entanto, se dois roteadores que não compartilham uma linha de transmissão desejarem se comunicar, eles só poderão fazê-lo indiretamente, por meio de outros roteadores. Quando é enviado de um roteador para outro por meio de um ou mais roteadores intermediários, o pacote é recebido integralmente em cada roteador intermediário, onde é armazenado até a linha de saída solicitada ser liberada, para então ser encaminhado. Uma sub-rede organizada de acordo com esse princípio é chamada de
Em um determinado tipo de topologia física de rede local de computadores, em qualquer instante, no máximo uma máquina desempenha a função de mestre e pode realizar uma transmissão. Nesse momento, as outras máquinas serão impedidas de enviar qualquer tipo de mensagem. Então, será preciso criar um mecanismo de arbitragem para resolver conflitos quando duas ou mais máquinas quiserem fazer uma transmissão simultaneamente. O mecanismo de arbitragem pode ser centralizado ou distribuído. O padrão IEEE 802.3 é uma rede de difusão desta categoria de topologia física que é do tipo