Filtrar


Questões por página:
O Capítulo V, do Código de Ética Profissional do Assistente Social, de março de 1993, dispõe sobre o sigilo profissional. Frente a esse aspecto, está posto nos seus artigos que:
Os artigos 4º e 5º da Lei nº 8.662, de junho de 1993, que regulamenta o exercício da profissão, dispõem respectivamente sobre a constituição de competências e atribuições privativas do assistente social. Considerando o que está posto nesses artigos, analise as assertivas abaixo, fazendo a devida correspondência: C − competência ou AP − atribuição privativa.

1. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.
2. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
3. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
4. Ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades da categoria profissional.
5. Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.
A prática profissional do Serviço Social só pode ser compreendida nas tramas das relações sociais. Nesse sentido, o trabalho do assistente social deve ser apreendido sob as dimensões objetivas e subjetivas. Considere as assertivas:

I. A dimensão objetiva do trabalho do assistente social deve considerar os determinantes sócio-históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas.
II. A dimensão subjetiva do trabalho do assistente social deve utilizar-se da empatia, enquanto estratégia para estabelecimento de vínculo.
III. É pela prestação de serviços socioassistenciais que o assistente social interfere nas relações sociais que fazem parte de sua população usuária.

Está correto o que se afirma APENAS em
Na sociedade brasileira contemporânea encontra-se um Serviço Social consolidado e maduro. Uma profissão com avanços, acúmulos e produção de conhecimento. Uma profissão que construiu um projeto ético-político que tem como direção social e aporte jurídico, respectivamente:
A emergência da profissão na sociedade urbano-industrial está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos reguladores da vida social. No Brasil, o Serviço Social se institucionaliza e legitima-se, enquanto profissão, na tríade: Estado, Empresariado e Igreja Católica. Assim, desde o seu surgimento, a prática do Serviço Social apresenta-se como