Filtrar


Questões por página:
Relacione os termos apresentados na NBR 13896 – Aterros de resíduos não perigosos – com suas respectivas definições.

1. Plano de emergência
2. Áreas sensíveis
3. Plano de fechamento

( ) Define as ações que devem ser tomadas no caso de fogo, explosão, derramamentos e liberação de gases tóxicos, e descreve os equipamentos de segurança a serem instalados, incluindo o nome da pessoa responsável pela coordenação das ações.

( ) Descreve os procedimentos a serem realizados após ser atingido o volume final de aterro, tais como: medidas que devem promover a desativação e estimativas da qualidade e da quantidade dos resíduos dispostos até a data do fechamento.

( ) Locais de recarga de aquíferos, áreas de proteção de mananciais, mangues e habitat de espécies protegidas e áreas de preservação permanente, conforme declaradas pelo Código Florestal.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Em laboratórios de solos montados para o controle tecnológico de obras rodoviárias existe um ensaio relacionado com a capacidade do solo em absorver água, que é realizado no aparelho de Casagrande.

O parâmetro obtido por meio desse ensaio é
A NBR 12.216 normatiza o projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público. Para fins desta Norma, devem ser considerados os tipos A, B, C e D de águas naturais para abastecimento público.

O tratamento mínimo necessário para a água do Tipo A é
As fossas sépticas são uma das alternativas mais usadas para o tratamento primário em soluções individuais de esgotamento sanitário.

Com relação ao prescrito na ABNT NBR 7229:1993 – Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os tanques sépticos devem observar a distância horizontal mínima de 1,50 m de sumidouros e ramais prediais de água.

( ) O volume útil total do tanque séptico deve ser calculado pela fórmula: V = 1000 + N (CT + K Lf).

( ) O lodo e a escuma removidos dos tanques sépticos podem ser lançados em corpos de água ou galerias de águas pluviais, desde que atendam aos limites de lançamento definidos em lei.

As afirmativas são, respectivamente,

Para acompanhar a vazão de um rio ao longo do tempo, foi instalada uma estação fluviométrica para medição contínua do nível d'água e foram realizadas algumas campanhas de medição de vazão para determinação de uma curva-chave.

Essa curva é uma expressão que relaciona, em uma seção do rio, o nível d'água H (em m) com sua respectiva vazão Q (em m 3 /s), do tipo: Q = α . Hn, em que α e n são coeficientes.

Após uma campanha para calibração de uma curva-chave foram obtidos os dados mostrados na tabela a seguir.



A partir dos dados dessa campanha pode-se afirmar que os coeficientes da curva-chave são: