Filtrar


Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.

“Cimento Portland é o aglomerante _____ artificial, obtido pela moagem de _____ Portland, sendo geralmente feita a adição de uma ou mais formas de _____.”


Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Uma argamassa será executada com traço 1:2:8 em massa seca de cimento, cal e areia, com consumo de cimento igual a 180 kg/m3.

Assinale a opção que indica o (menor) número de sacos de cimento de 50 kg necessários para a execução de 500 litros dessa argamassa.
Uma sapata com volume de 2 m3 será executada com concreto de traço 1:2:3 em massa seca de cimento e agregados, e com consumo de cimento de 400 kg/m3 . O agregado miúdo a ser utilizado na concretagem apresenta massa unitária seca de 1250 kg/m3 e é disponibilizado no canteiro com umidade de 3%. Ensaios com esse agregado indicaram, para essa umidade, um inchamento de 25%.

O volume de areia úmida necessário para a concretagem da sapata é
Relacione as terminologias dos componentes acessórios dos vidros planos nos rebaixos das esquadrias às respectivas definições.

1. Calço
2. Cordão
3. Gaxeta ou guarnição
4. Moldura ou baguete

( ) Porção da massa disposta no rebaixo após a colocação da chapa de vidro, proporcionando estanqueidade, fixação e/ou acabamento.
( ) Elemento da junta de vedação pré-moldada, contínua e com propriedades elásticas, normalmente utilizada entre o vidro e o rebaixo, ou entre duas chapas de vidro.
( ) Peça de material resistente, raramente deteriorável, geralmente alongada e de pequena seção, servindo para suportar peças internas.
( ) Peça de madeira, metal, plástico ou outro material adequado, fixada ao fundo do rebaixo e destinada a manter a chapa de vidro em sua posição.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Com relação às condições de referência para as propriedades de resistência e de rigidez da madeira especificados na Norma NBR 7190:19 – Projeto de Estruturas de Madeira, analise as afirmativas a seguir.

I. Os valores especificados na referida Norma são os correspondentes à classe 1 de umidade, que se constitui na condição-padrão de referência, definida pelo teor de umidade de equilíbrio da madeira de 12%.

II. Na caracterização de um lote de material, os resultados de ensaios realizados com diferentes teores de umidade da madeira, contidos no intervalo entre 10% e 20%, devem ser apresentados com os valores corrigidos para a classe 1 de umidade.

III. Admite-se como desprezível a influência da temperatura na faixa usual de utilização de 10°C a 60°C.

Assinale: