Filtrar


Questões por página:
Com relação aos critérios para a inclusão de doenças e agravos na lista de notificação compulsória, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O potencial de disseminação é representado pelo elevado poder de transmissão da doença, através de vetores ou outras fontes de infecção, colocando sob risco a saúde coletiva.
 
II. A relevância econômica de uma doença ou agravo é avaliada por prejuízos decorrentes de restrições comerciais, redução da força de trabalho, absenteísmo escolar e laboral, custos assistenciais e previdenciários, entre outros.
 
III. A vulnerabilidade de uma doença ou agravo é medida pela disponibilidade concreta de instrumentos específicos de prevenção e controle do evento, propiciando a atuação efetiva dos serviços de saúde sobre indivíduos e coletividades.

Assinale:

Com relação às medidas de avaliação de um sistema de vigilância epidemiológica, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A aceitabilidade se refere à disposição de indivíduos, profissionais ou organizações de participarem e utilizarem o sistema.
 
II. A simplicidade deve ser utilizada como um princípio orientador dos sistemas de vigilância, tendo em vista facilitar a operacionalização e reduzir os custos.
 
III. A especificidade é a capacidade de o sistema detectar casos.
 
Assinale:
O elemento básico de informação obtido através da observação de fatos, conceitos ou eventos, conceituados de forma apropriada para a comunicação por meios humanos ou informatizados, denomina-se:
O documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, é denominado de:
O número de nascidos vivos, por mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico no ano considerado, é denominado de taxa bruta de: