Filtrar


Questões por página:
Em modelos de regressão linear a qualidade das estimativas depende, sobretudo, da verificação de pressupostos sobre o comportamento da componente de erro do modelo. Entre os principais pressupostos, estão o da homocedasticidade e o da ortogonalidade dos erros com relação às variáveis explicativas do modelo. No caso de violação dessas condições, os estimadores de MQO poderão perder, respectivamente, as propriedades da:

Para estimar a demanda por diárias em hotéis (DH) de um dado destino turístico é elaborado um modelo econométrico, tendo como variáveis explicativas o preço da diária (PD), a renda dos turistas nacionais (RN), a renda dos turistas internacionais (RI), o preço das diárias em destinos alternativos (PA) e uma variável qualitativa que reflete o momento de alta ou baixa estação. A forma funcional do modelo é a seguinte:


LnDHt = α + β.LnPDt + β*.(Dt.LnPDt) + γ.LnRNt + δ.LnRIt + φLnPAt + ω.Dt + εt

Onde Dt=1, se for alta temporada e Dt=0, na baixa.

é o termo de erro e Ln é o logaritmo neperiano.

Após a aplicação de MQO foram obtidas as estimativas a seguir.

Considerando que os preços e rendas estão em reais (R$) e que as estimativas acima são significativas, é correto afirmar que:

Questão Anulada

Um modelo de regressão linear múltipla é estimado por MQO (Mínimos Quadrados Ordinários), conforme a equação:

Yi = α + β.Xi + γ.Wi + εi

As estimativas estão colocadas na tabela abaixo, com algumas omissões:

 

 

Com base nas estatísticas disponíveis e no cálculo dos valores omitidos, é correto afirmar que:

Após estimar um modelo de regressão linear múltipla, por MQO, um econometrista repara que, por algum motivo, a tabela contendo os resultados da análise da variância ficou incompleta, conforme abaixo:



Apesar dos valores acima omitidos, é correto afirmar que:

Um econometrista resolve propor e estimar um modelo de regressão linear simples como forma de estimar o efeito da temperatura sobre o volume de venda de sorvetes. Emprega, para esse fim, a formulação:

Onde QS é a quantidade de sorvetes (em milhares), T é a temperatura (célsius) e é ε o termo de erro do modelo.

Apenas estatísticas descritivas básicas sobre QS e T são dadas, como Onde, variâncias (σ2), médias (μ) e covariância (σT, Q, S).

Supondo-se válidos todos os pressupostos clássicos, a partir das informações disponíveis, verifica-se que: