Questões de Concurso
Filtrar
1.178 Questões de concurso encontradas
Página 79 de 236
Questões por página:
Observe a Boîte-en-valise de Marcel Duchamp, uma maleta ou caixa de papelão e couro que contém reproduções de suas obras, desde as pinturas iniciais, até uma réplica em miniatura da Fonte.
Na arte contemporânea de Duchamp
A respeito das perspectivas sobre as artes indígenas, leia o trecho a seguir.
A primeira dificuldade para refletir sobre a arte indígena é a própria definição de seu objeto. É preciso evitar noções associadas ao fenômeno artístico na civilização ocidental, tais como: objeto artístico, artista, colecionador de arte, marchand e assim por diante. Dentro dessa perspectiva, é totalmente inadequado presumir uma atividade artística para as culturas indígenas e, portanto, tentar identificar uma classe de produtos de arte ou buscar especialização na sua manufatura. Por outro lado, remeter, como solução alternativa, todos e quaisquer fenômenos formais relevantes, nessas culturas, a um contexto cerimonial e a conteúdos simbólicos é praticar outra forma de reducionismo que nada pode esclarecer.
Adaptado de MENESES, U. B. “A arte no período pré-colonial”. In ZANINI, W. (Org.). História geral da arte no Brasil, v.1. SP: Instituto Walther Moreira Salles,1983, p.21.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre como abordar as artes indígenas.
I. Os objetos das artes indígenas funcionam como artefatos estéticos voltados para contemplação, da mesma forma que as artes ocidentais, motivo pelo qual podem ser classificados em função de sua relevância visual.
II. Toda a produção esteticamente bela dos povos indígenas deve ser valorada apenas do ponto de vista da sua significação cerimonial ou simbólica.
III. Arte é uma categoria do nosso pensamento e da nossa prática social, motivo pelo qual deve-se discutir o que se entende por arte, antes de classificar objetos de outras culturas como artísticos.
Está correto o que se afirma em
Em 2022 morreu Jean-Luc Godard, um dos cineastas mais influentes do século XX e ícone da Nouvelle Vague, movimento de vanguarda francês que ganhou o mundo nos anos 1960.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente o caráter inovador da Nouvelle Vague.
As imagens a seguir são exemplos da arte antiga em contextos culturais e momentos históricos distintos: do Egito à Índia, passando pela Mesopotâmia.
Assinale a opção que indica corretamente exemplos de arte suméria.
Observe o esquema de retábulo a seguir. A estrutura retabular é composta por três partes bem definidas: base, corpo e coroamento, concebidas e ornadas de acordo com interesses estilísticos ligados à expressão religiosa.
Com base na imagem, assinale a afirmativa que identifica corretamente uma característica do esquema de retábulo apresentado.