Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Uma interface, no contexto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, pode ser interpretada como um dispositivo de fronteira, pois define a maneira de comunicação entre duas entidades e a abstração de fronteira pode ser entendida como uma forma de interação da entidade com o mundo exterior. De acordo com a Linguagem Java, analise as afirmativas a respeito de interfaces.

I. As interfaces são classes abstratas, completamente não implementadas.
II. A classe que implementa uma interface precisa fornecer uma implementação para todos os métodos na interface.
III. Para que uma determinada classe seja vista como uma implementação de uma interface na linguagem Java, faz-se necessário indicar na declaração da classe a palavra reservada Extends.
IV. Uma classe pode implementar apenas uma interface para evitar a herança múltipla, pois é de difícil implementação na linguagem Java.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Na orientação a objetos o encapsulamento é um mecanicismo utilizado para restringir o acesso ao comportamento interno de um objeto. O objeto requisitante envia uma mensagem e não precisa conhecer a forma pela qual a operação requisitada é realizada, tudo o que importa ao objeto remetente é a realização da operação. Na linguagem Java, os modificadores de acesso que aplicam o princípio de encapsulamento, definindo a visibilidade de um atributo ou método dentro de uma classe, definem que:
 
I. Apenas membros da classe possuem acesso.
II. Apenas membros da classe e subclasse possuem acesso.
III. Todos possuem acesso.
IV. Somente classe do mesmo pacote possuem acesso.
 
A respeito das definições anteriores assinale a alternativa correta.
Questão Anulada
A UML (Unified Modeling Language) “é uma linguagem para especificação, construção, visualização e documentação de artefatos de um sistema de Software”, incorporou os pontos fortes dos métodos do americano Grady Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) do sueco Ivar Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) do americano James Rumbaugh, resultando em uma linguagem vastamente utilizada pois unificou as notações mais populares dos métodos citados. Um diagrama UML é uma representação gráfica parcial de um modelo de sistema em desenvolvimento ou já existente, considerando o paradigma orientado a objetos e demostrando a interação dos elementos que compõem o diagrama. Assinale, a seguir, as ferramentas que auxiliam na construção gráfica dos diagramas UML.
A UML (Unified Modeling Language) classifica seus diagramas em duas categorias: diagramas estruturais e diagramas comportamentais. Os diagramas comportamentais realizam o acompanhamento dinâmico dos objetos em um sistema, que pode ser descrito como uma série de mudanças no sistema ao longo do tempo. Já os diagramas estruturais descrevem a formação estática do sistema e suas partes em diferentes níveis de abstração. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os diagramas comportamentais, segundo a UML 2.5.
Questão Anulada
A ITIL formou-se no final da década de 1980 pela CCTA (Central Communications and Telecom Agency), atual OGC (Office of Government Commerce), como um esforço para disciplinar e permitir a comparação entre as propostas dos diversos prestadores de serviços de TI para o governo britânico, objetivando garantir um mínimo de padronização de atendimento em termos de processos, terminologia, desempenho, qualidade e custo. A biblioteca ITIL V3 está agrupada em cinco volumes: Estratégia de Serviços, Projeto de Serviços, Transação de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço, dos quais são compostos em sua totalidade por 26 processos e quatro funções. Dentre os processos, é INCORRETO afirmar que: