Filtrar


Questões por página:
O Projeto MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) foi iniciado a partir de dezembro de 2003, tendo como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e práticas de gestão de RH na indústria de TIC. Foi baseado nas normas já existentes. A seguir são apresentadas as bases técnicas para o desenvolvimento do modelo MPS, segundo o guia Geral de Software – 2016. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.
Um banco de dados relacional é formado pela associação entre tabelas consideradas objetos centrais da estrutura de um banco de dados e, para tornar mais eficiente o gerenciamento dos dados, existem outras unidades lógicas que compõem um bloco de construção do banco de dados utilizadas para armazenar ou referenciar dados. Considere as seguintes definições a respeito de objetos de um banco de dados:

• é uma consulta ao banco de dados executada constantemente, podendo ser referenciada como se fosse uma tabela;,
• é um procedimento de armazenamento persistente de dados e também realiza validação de dados;
• especificam ações a serem realizadas automaticamente respondendo a um evento, podem ser invocados a partir de programas de aplicação; e,
• promovem a reusabilidade e podem ser chamadas a partir de outros blocos PL/SQL retornando valores, obrigatoriamente.

Tais definições correspondem, respectivamente, a:
De acordo com o Guia Geral MPS de Software – 2016, um processo representa, dentro da área de software, um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir uma meta previamente definida. No processo Gerência de requisitos – GRE, nível G do MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), os resultados esperados são:

I. GRE 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido.
II. GRE 2. Os requisitos são avaliados com base em critérios objetivos e um comprometimento da equipe técnica com estes requisitos é obtido.
III. GRE 3. A rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os produtos de trabalho é estabelecida e mantida.
IV. GRE 4. Revisões em planos e produtos de trabalho do projeto são realizadas visando identificar e corrigir inconsistências em relação aos requisitos.
V. GRE 5. Mudanças nos requisitos são descartadas ao longo do projeto.

Estão corretas apenas as afirmativas
Em Sistemas Linux, os comandos de filtragem são utilitários que fazem a leitura da entrada-padrão, processando e escrevendo na saída-padrão. O principal propósito é a modificação da saída de outros comandos. Exatamente por essa função, eles são utilizados, combinados com outros comandos através de redirecionamentos ou pipes. Um desses comandos é o diff, que faz a exibição na tela das diferenças entre dois arquivos-texto ( ou de todos os arquivos com o mesmo nome em dois diretórios). Assim como outros comandos em Linux, o diff também tem melhores resultados através de opções. Sua sintaxe é: diff [opções] arquivo1 arquivo2. Uma dessas processa, também, subdiretórios quando diretórios são comparados. Assinale a alternativa que apresenta essa opção.
Uma das grandes novidades que surgiram com o Windows Server 2000 foi o Active Directory (AD) e continua até hoje, mas com um papel muito importante na estrutura do Windows Server 2008. O AD, conhecido como Diretório Ativo, é um local de armazenamento de dados onde a alteração desses dados irá refletir em toda a estrutura da rede, gerenciada pelo Windows Server 2008. A finalidade principal do AD é melhorar a organização da rede, tornando-a mais segura e considerando que toda implementação do AD tem, pelo menos, um site. Para análise dos sites, uma parte importante é o conhecimento do conceito de duplicação do AD em que dois modos de duplicação são utilizados: um dentro dos sites e outro para duplicação entre dois sites. Para duplicação do AD, alguns serviços e respectivas portas devem estar funcionando corretamente. Um desses serviços é o Server Message Block (SMB) sobre IP. De acordo com o exposto, quais são as portas utilizadas pelo SMB?