Questões de Concurso
Filtrar
2.629 Questões de concurso encontradas
Página 120 de 526
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Medicina
Em pacientes que se queixam de vertigem é importante a diferenciação de uma síndrome central de uma periférica. Assinale, a seguir, uma característica típica de pacientes portadores de uma síndrome vertiginosa central.
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Medicina
A síndrome da antidiurese inapropriada é uma importante causa de hiponatremia euvolêmica e pode estar associada a distúrbios do sistema nervoso central, doenças pulmonares, uso de medicamentos, dentre outras. Nesta patologia, NÃO é esperado o seguinte achado:
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Medicina
“Um paciente de 3 anos apresenta quadro de anemia ferropriva a esclarecer, refratária a terapia oral com sulfato ferroso. Na anamnese constata-se dificuldade de ganho ponderal, diversos episódios de vômitos, irritabilidade, distensão abdominal e diarreia. Quadro se iniciou aos 7 meses de vida. Foram solicitados anticorpos antitransglutaminase tecidual IgA e antigliadina IgA e IgG, que apresentaram resultados positivos.” Conforme o diagnóstico, qual condição NÃO se encontra associada a esta patologia?
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Medicina
“Um paciente portador de asma vem apresentando sintomas constantes e, com isso, necessitou de diversas doses de fenoterol nos últimos três dias. Hoje precisou de internação devido à piora dos sintomas. Foi realizado um eletrocardiograma que revelou algumas alterações na repolarização ventricular, as quais o médico de plantão não soube especificar.” Considerando a história recente do paciente, qual a alteração eletrolítica espera-se encontrar nos exames laboratoriais?
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Medicina
“Um homem de 75 anos apresenta queixa de fadiga há dois anos e aparecimentos de grandes equimoses com pequenos traumas. Foi solicitado hemograma: Hb: 8,5 g/dL; Ht: 27%; Leucócitos: 60.000 (segmentados = 15%, linfócitos = 78%, eosinófilos = 1% e monócitos = 6%); Plaquetas: 55.000/mm³. Ao exame físico: linfadenopatia cervical. Exame abdominal sem alterações. Na investigação diagnóstica posterior, constatou-se leucemia linfocítica crônica.” Qual é o estadiamento de RAI deste paciente?