Filtrar


Questões por página:
“Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, etilista e tabagista, apresenta há dois dias quadro de febre com calafrios, tosse produtiva, dispneia, dor torácica e diarreia. Ao exame físico: regular estado geral, consciente, dispneico, temperatura axilar: 41°C, FC: 90 bpm, PA: 116 x 76 mmHg, MV +, crepitações em base esquerda, FR: 32 irpm. Laboratório: Hb: 11 g/dL, Leucócitos: 16.000/mm³, Plaquetas: 170.000/mm³, Na: 130mEq/L, K: 5,0 mEq/L, Ureia: 20 mg/dL, Creatinina: 0,9 mg/dL e TGO (AST): 250 UI/L. Radiografia de tórax: infiltrado broncopneumônico em base pulmonar esquerda.” As alterações apresentadas por este paciente sugerem a seguinte etiologia para a pneumonia:
Conforme as recomendações da American Heart Association (AHA) com relação ao controle dos níveis séricos colesterol LDL (LDL-c) e à prevenção primária de eventos cardiovasculares, além das modificações do estilo de vida, assinale a estratégia recomendada para um paciente de 58 anos, sem doença cardiovascular aterosclerótica clinicamente manifesta, e que apresenta um valor de LDL-c de 230 mg/dL.
“Um paciente de 40 anos apresenta quadro de obesidade central, estrias violáceas em abdômen, acne e níveis pressóricos elevados e de difícil controle. É iniciada investigação para hipercortisolismo. Apresentou, ainda, cortisol urinário de 24 horas aumentado, assim como a dosagem do cortisol salivar noturno. Foi feita então dosagem do ACTH, que se apresentou suprimido.” De acordo com a situação atual do paciente, qual o próximo passo na investigação?
“Uma paciente de 30 anos comparece ao pronto atendimento com quadro de confusão mental, agitação psicomotora, tremores, palpitações e história de náusea e vômitos. Ao exame físico percebe-se temperatura axilar de 39°C, FC: 135bpm e PA: 160 x 80 mmHg. Revela ser portadora de hipertireoidismo, mas suspendeu as medicações por conta própria por considerar desnecessário o uso contínuo.” Diante do exposto e do diagnóstico mais provável, assinale alternativa correta.
Em pacientes portadores de neoplasias em estágio avançado, sem possibilidade de cura, é importante a avaliação do Performance status para a tomada de decisão quanto a realização de quimioterapia paliativa. Utilizando a escala de Zubrod/WHO/ECOG, qual o Performance status de um paciente que se encontra sintomático, capaz de realizar atividades de autocuidado e que permanece cerca de 30% das horas em que está acordado acamado?