Filtrar


Questões por página:
Julgue o item abaixo, referente ao metabolismo lipídico.

As partículas de HDL são formadas no fígado, no intestino e na circulação e seu principal conteúdo proteico é representado pelas apolipoproteínas A-I e A-II. O colesterol livre da HDL é esterificado por ação da lecitina-colesterolaciltransferase (LCAT).
Um paciente com vinte e seis anos de idade, sem antecedentes patológicos pregressos, relatou que tinha utilizado cocaína abusivamente, havia duas horas e, desde então, iniciou quadro de dor torácica em aperto, de forte intensidade, palpitações, sudorese e tremores. No exame físico, ele encontrava-se sudorético, taquipneico, com saturação de O2 de 93%, pressão arterial de 196 mmHg × 108 mmHg, frequência cardíaca de 116 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros, sendo o restante do exame físico normal. A dosagem das enzimas cardíacas CK-MB massa e troponina não revelou anormalidades. O eletrocardiograma demonstrou taquicardia sinusal.

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

A opção terapêutica mais indicada nesse caso clínico é o uso de metoprolol por via intravenosa, visando à redução da taquicardia e da hipertensão arterial.
Acerca da vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), julgue o  próximo  item.

Os sintomas e sinais da VPPB são determinados pela presença indevida, no labirinto, de partículas de carbonato de cálcio resultantes do fracionamento de estatocônios da mácula utricular.
Acerca da vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), julgue o  próximo  item.

Recomenda-se o uso de flunarizina na rotina do tratamento do paciente com VPPB, como medicamento para a compensação vestibular central, devido a sua maior efetividade quando comparado à opção pelas manobras de reposicionamento.
Em relação à artrite reumatoide (AR), julgue o  item  seguinte.

A AR é caracterizada pelo comprometimento simétrico da membrana sinovial das pequenas e das grandes articulações periféricas e, com maior frequência, pelo envolvimento das mãos e dos pés, resultando em deformidade irreversível e limitação funcional.