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As reformas de base estavam longe de "socializar" ou "comunizar" o país. Na verdade pretendiam agilizar o capitalismo brasileiro, proporcionando-lhe condições de desenvolvimento com maior participação do povo no produto final. [...] Em última análise, privilegiava a propriedade privada: apenas 2% da população possuía terras e, desses 2%, quase 60% eram latifundiários. No parecer do governo de Goulart, essa má distribuição da propriedade da terra acarretava uma baixíssima produtividade.
Em resumo: a reforma agrária de Goulart não era anticapitalista nem agredia o direito à propriedade. As fazendas produtivas, por exemplo, não seriam tocadas. A forma de pagamento das terras expropriadas não previa qualquer "confisco"[...]. Assim, considerando que a expropriação estava prevista apenas para as terras improdutivas ou inexploradas, o governo agia dentro da lei, atendendo ao princípio consagrado no direito brasileiro de que o "uso da propriedade é condicionado ao bem-estar social".
úlio José Chiavenato. O golpe de 1964 e a ditadura militar.
Levando-se em consideração a visão do texto acima e o seu conhecimento sobre a atuação do Presidente João Goulart, no período anterior ao Golpe de 64, é possível afirmar que:
Em resumo: a reforma agrária de Goulart não era anticapitalista nem agredia o direito à propriedade. As fazendas produtivas, por exemplo, não seriam tocadas. A forma de pagamento das terras expropriadas não previa qualquer "confisco"[...]. Assim, considerando que a expropriação estava prevista apenas para as terras improdutivas ou inexploradas, o governo agia dentro da lei, atendendo ao princípio consagrado no direito brasileiro de que o "uso da propriedade é condicionado ao bem-estar social".
úlio José Chiavenato. O golpe de 1964 e a ditadura militar.
Levando-se em consideração a visão do texto acima e o seu conhecimento sobre a atuação do Presidente João Goulart, no período anterior ao Golpe de 64, é possível afirmar que:
O Partido dos Trabalhadores aprova hoje em sua convenção nacional, a ser realizada no Anhembi, em São Paulo, a quarta candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, com seu maior gesto de aproximação com a elite empresarial e de distanciamento da esquerda tradicional. A aliança com o Partido Liberal e a escolha do empresário José Alencar,71, como candidato a vice-presidente são a maior inflexão na história da agremiação, que se propunha a "construir um poder que avance no rumo de uma sociedade sem exploradores e explorados, tendo claro que esta luta se dá contra os interesses do grande capital nacional e internacional", como afirma a tese-guia de seu 1º Encontro Nacional, realizado em 1980. A escolha de Alencar, a ser ratificada hoje, é mais do que o atendimento a um desejo de Lula, que mantém boas relações com o senador mineiro desde quando este militava no PMDB. É um aceno para os setores do centro e da direita de que o PT reconhece que precisa de fatias desses segmentos para viabilizar-se eleitoralmente.
Folha de São Paulo,29 de junho de 2002, p. A6.
“Lulinha paz e amor”: esta foi um das formas utilizadas pela grande imprensa para se referir ao comportamento político do candidato petista Luís Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002. O trecho acima, retirado de um conhecido jornal do país, permite identificar uma postura mais maleável de Lula nestas eleições pois:
Folha de São Paulo,29 de junho de 2002, p. A6.
“Lulinha paz e amor”: esta foi um das formas utilizadas pela grande imprensa para se referir ao comportamento político do candidato petista Luís Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002. O trecho acima, retirado de um conhecido jornal do país, permite identificar uma postura mais maleável de Lula nestas eleições pois:
O autor da imagem ao lado foi o artista francês Jean-Baptiste Debret, que veio ao Brasil em 1816, como integrante da Missão Francesa, promovida por D. João VI. Sua estada foi longa, pois ficou no Brasil até 1831. Isso permitiu que ele produzisse uma grande quantidade de desenhos e pinturas sobre o povo e as paisagens brasileiras, além de interessantes relatos. Publicou os seus trabalhos no livro Viagem pitoresca e histórica do Brasil. Sobre a sociedade imperial retratada no quadro de Debret é possível afirmar que:
É verdade que ele (Lampião) fizera uma romaria ao famoso Messias de Juazeiro, o Padre Cícero, pedindo sua benção antes de abraçar o cangaço, e é também verdade que o santo, embora debalde o exortasse a renunciar à vida marginal, dera-lhe um documento em que o nomeava capitão, e tenentes a seus dois irmãos. Contudo, a balada de onde extraí a maior parte desse relato não menciona qualquer desagravo de ofensas (exceto no seio do próprio bando), nenhum ato de tirar dos ricos para dar aos pobres, nenhuma dispensação de justiça. Registra batalhas, ferimentos, ataques a cidades (ou contra o que passava por cidades no sertão nordestino), sequestros, assaltos a ricos, combates com os soldados, aventuras com mulheres, episódios de fome e de sede, mas nada que lembre os Robin Hoods. Pelo contrário, registra “horrores”: como Lampião assassinou um prisioneiro, embora sua mulher o tivesse resgatado, como ele massacrava trabalhadores, como torturou uma velha que o amaldiçoara (sem saber de quem se tratava) fazendo-a dançar com um pé de mandacaru até morrer, como matou sadicamente um de seus homens, que o ofendera, obrigando-o a comer um litro de sal, e incidentes semelhantes. Causar terror e ser impiedoso é um atributo mais que importante para esse bandido do que ser amigo dos pobres.
Hobsbawm, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro, Forense Universitária,1969.
A tese do banditismo social foi bastante utilizada no Brasil para explicar o surgimento do cangaço. Para o historiador Eric Hobsbawm, Lampião não pode ser considerado um bandido social, pois:
Hobsbawm, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro, Forense Universitária,1969.
A tese do banditismo social foi bastante utilizada no Brasil para explicar o surgimento do cangaço. Para o historiador Eric Hobsbawm, Lampião não pode ser considerado um bandido social, pois:
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A transição demográfica pela qual passa o nosso país e também São Paulo estão evidenciadas nas pirâmides pela: a) Manutenção do número de jovens e adultos.