Filtrar


Questões por página:

Observe a imagem para responder à questão.

A obra O banqueiro e sua mulher (1514), de Quentin Matsys, retrata o casal

Observe os mapas 1 e 2 para responder à questão.

As mudanças ocorridas nos territórios representados entre os mapas 1 e 2 estão relacionadas

A cidadania nos Estados nacionais contemporâneos é um fenômeno único na História. Não podemos falar de continuidade do mundo antigo, de repetição de uma experiência passada e nem mesmo de um desenvolvimento progressivo que unisse o mundo contemporâneo ao antigo. São mundos diferentes, com sociedades distintas, nas quais pertencimento, participação e direitos têm sentidos diversos.

(Norberto Luiz Guarinello, Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In PINSKY, Jaime; PINSKY,

Carla Bassanezi (orgs.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto,2008, p.29.)


Entre as diferenças que separam o Estado nacional contemporâneo da cidade-estado da Antiguidade, é possível destacar

Ficar entre os mais votados e ainda assim não ser eleito. Ter até sete vezes mais votos do que um rival, mas perder a cadeira na câmara municipal para ele. Mais do que hipóteses, são fatos. Em Recife, o terceiro candidato mais votado de 2012, com 13 661 votos, não ganhou um mandato, enquanto outro, com 4 205, garantiu sua entrada no Legislativo da capital pernambucana. A situação se repete em São Paulo: um candidato fez 22 198 votos e não se elegeu, enquanto outro entrou com 8 722.

(noticias.terra.com.br,10.10.2012. Adaptado)

As situações descritas no fragmento ocorreram porque
A III Cúpula de Chefes de Estado e do Governo de América do Sul – Países Árabes (ASPA) começou nesta terça-­feira, em Lima, com chamadas para fortalecer os vínculos entre as duas regiões. Todos os países da Unasul e da Liga Árabe, com exceção de dois que não foram convidados por estarem suspensos de seus respectivos blocos, estiveram representados na cúpula de Lima.

(noticias.uol.com.br,02.10.2012. Adaptado)

Esses dois países suspensos são