Filtrar


Questões por página:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o professor deve selecionar conteúdos e escolher metodologias coerentes com as intenções educativas expressas nesse documento. Deve sair de uma metodologia que enfatiza somente a memorização para uma que busca desenvolver capacidades e potencialidades que permitam ao aluno o exercício pleno da cidadania. Tal tarefa não é simples e envolve o preparo do professor.


A importância do aprimoramento curricular na oficina “como utilizar o cinema na sala de aula” reflete a necessidade de pedagogia ampliada, enfatizando qual relação a seguir?
Índices educacionais são importantes por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do país. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A postura do professor frente a essas avaliações deverá ser de:
Ao realizar a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno. Segundo essa explicação, qual das seguintes situações é a mais adequada na execução de uma avaliação diagnóstica?

“A rede cibernética, com suas características simbólicas, sociais, comunicativas e, consequentemente, representacionais, bem como sua capacidade de expansão, adaptação e readaptação, torna-se um meio profícuo para o fenômeno da cognição distribuída. A rede só existe porque há um pensamento individual/coletivo que a alimenta continuamente, em um processo dinâmico e descentralizado. O processo é individual e coletivo. Individual pois a aprendizagem é do sujeito, parte dele e de suas representações iniciais; e coletivo porque pressupõe onde ele pode chegar com a ajuda do outro.”

(TIC Educação 2016.)


Esse pensamento, que estabelece a distância entre o desenvolvimento atual do indivíduo, determinado pela sua capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da resolução de problemas com a ajuda do outro, se aproxima da visão de:

A imagem representa os ecossistemas brasileiros divididos em 6 biomas, que possuem características específicas de fauna, flora e físicas. A Zona Costeira Marinha não está representada nessa imagem.

(Disponível em: http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/imagem/Bioma.jpg.)


Assinale a alternativa que correlaciona o bioma à correta característica descrita.