Filtrar


Questões por página:

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Método de relé em malha fechada.

2. Método do modelo interno.

3. Método do ganho e período críticos.

4. Preditor de Smith.

5. Comportamento servo.

6. Comportamento regulatório.

( ) Comportamento realizado pelo controlador do processo mediante distúrbios.

( ) Método utilizado para obter no limite da estabilidade os valores do ganho e período críticos, mas que é inviável em muitos casos na prática.

( ) Comportamento realizado para o controlador para “rastrear o setpoint”.

( ) Método utilizado para obter o ganho e o período crítico sem levar o sistema dinâmico ao limite da estabilidade.

( ) Método utilizado para se obter o controlador dado um desempenho requerido e um modelo da planta a se controlar.

( ) Minimiza os efeitos do tempo morto da planta no controle de malha.

A sequência correta está em

Sobre sintonia de controladores PID, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na prática, na maioria dos casos, deve-se buscar uma sintonia mais robusta para malhas de controle; portanto, aquelas obtidas para um degrau no setpoint costumam ser mais indicadas de modo geral.
( ) A ação derivativa do controlador PID é mais indicada para processos ruidosos.
( ) O controlador PID é mais indicado para ser utilizado em processos em que a razão de controlabilidade (ou incontrolabilidade para alguns autores) é maior do que 1.
( ) O método de sintonia de Cohen e Coon é mais indicado para processos com atraso de transporte (tempo morto) mais elevado.
( ) O modelo mais utilizado para métodos clássicos de sintonia de controladores PID é baseado no modelo de primeira ordem mais atraso de transporte (tempo morto).
A sequência correta está em
Mesmo sendo 1932 o ano em que ocorreu o grande alarde em torno da Escola Nova em nosso país, foi somente em 1960 que ela atingiu o auge, refluindo logo depois. Educadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, retornando dos Estados Unidos, onde a Escola Nova estava bastante difundida, passaram a preconizar esta tendência, criticando de maneira contundente a tendência tradicional. E “é esse, efetivamente, o tom que vão assumindo os estudos pedagógicos, bem como a estruturação dos cursos de formação de professores nesse período”.
(LIBÂNEO,1997, p.100.)

De acordo com tais informações está em DESACORDO com as ideias da Escola Nova o que se afirma em:
Os documentos internos escolares permitem a compreensão do caminho das ações, da organização do trabalho pedagógico, bem como a importância da participação coletiva e democrática tanto dos profissionais quanto da sociedade. A Proposta Pedagógica Curricular (PPC) é o documento da instituição de ensino que fundamenta e sistematiza a organização do conhecimento no currículo. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A PPC expressa os fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos de cada disciplina-componente curricular ou área do conhecimento, elencados na matriz curricular. ( ) Os conteúdos selecionados para a PPC devem estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino, bem com o Caderno de Expectativas de Aprendizagem e legislações vigentes. ( ) São elementos da PPC do ensino fundamental e médio, a “matriz curricular”, contendo a indicação da etapa e a modalidade de ensino e/ou a área ou fase de estudos a que se destina; e, a “organização do conhecimento” de acordo com a BNCC, com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os documentos orientadores estaduais. ( ) Na PPC, acontece a concretização do ensino através da seleção dos conteúdos considerados como imprescindíveis à formação e emancipação dos estudantes; portanto, é o professor da sala de aula que define e seleciona os conteúdos de ensino considerados como imprescindíveis à sua formação.
A sequência está correta em
Muitos pesquisadores consideram o ensino e a aprendizagem termos indissociáveis na construção do conhecimento. Sabe-se que esses conceitos sofreram várias transformações no decorrer da história de produção de conhecimento pelo homem. Nesse sentido, o processo ensino-aprendizagem tem sido caracterizado de diferentes formas; ora procura dar ênfase à figura do professor como detentor do saber, responsável pela transmissão do conhecimento, ora vem destacar o papel do aluno como sujeito aprendiz, construtor de seu conhecimento. Nas últimas décadas, percebe-se uma crescente contribuição por parte das investigações realizadas na área da psicologia, as quais vêm propondo uma mudança significativa para as práticas escolares, visto que tais reflexões têm provocado um deslocamento no eixo-pedagógico, mudando a valorização de como e quem ensina, para a preocupação de quem aprende e de como se aprende. No entanto, para o professor entender melhor o contexto atual e refletir criticamente sobre suas ações, faz-se necessária uma breve retomada sobre as tendências pedagógicas que influenciaram e vêm influenciando o ensino e a aprendizagem ao longo da história educacional. As tendências pedagógicas foram evoluindo e foram divididas em cinco abordagens, dentre as quais algumas colocaram como seu maior objetivo o refletir, o pensar e o fazer do professor: a “tradicional”; a “comportamentalista”; a “humanista”; a “cognitivista”; e a “sociocultural”.
(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/ arquivos/1534-8.pdf. Adaptado.)
Considerando as informações dadas, infere-se que na abordagem humanista: