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“O Referencial Curricular do Paraná estabelece os princípios orientadores da educação básica a serem considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e suas escolas, que visam a garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes e são delineados a partir da trajetória do Paraná, sendo imprescindível afirmá-los no momento de reelaboração das propostas pedagógicas curriculares, pautadas no âmbito da gestão democrática. Em conformidade com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2013), que visam a proteção e a promoção de direitos de crianças e adolescentes; a educação das relações étnico-raciais: a educação escolar quilombola; a educação escolar indígena; a educação ambiental; a educação do campo; a educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, as temáticas de identidade de gênero e orientação sexual na educação; a inclusão educacional das pessoas com deficiência e a implementação dos direitos humanos de forma geral no sistema de ensino brasileiro; e, ainda, tendo a escola o dever de considerar toda essa diversidade humana, deve-se pensar o currículo para além dos conteúdos organizados sistematicamente, reconhecendo outros saberes, bem como as experiências dos estudantes para que possam fortalecer suas práticas individuais e sociais, em função de uma consciência cidadã, capaz de instigar as mudanças sociais, imprescindíveis à formação humana, e transformação da realidade social e ambiental.” Considerando tais informações, infere- -se que se trata do seguinte princípio orientador do Referencial Curricular do Paraná:
A questão cultural vem sendo apontada por educadores críticos como valiosa fonte de enriquecimento para o processo de ensino na sala de aula e na escola, visto que a socialização e a humanização decorrentes dessas práticas são funções educativas básicas da escola. As práticas educativas dos professores, como diz Candau (2000), precisam ser cada vez mais plurais, articulando a igualdade e a diferença no trabalho escolar, além do intercultural, do pluralismo de vozes e ideias, dos estilos e dos sujeitos socioculturais no enriquecimento dos debates em sala. É dever da educação dar conta das diferenças, seja no âmbito escolar institucional da sala de aula, seja no âmbito mais pulverizado das diferenças individuais. Em uma perspectiva de trabalho intercultural crítico na escola, o professor deverá, EXCETO:
Letramento e alfabetização são dois conceitos importantes da educação que envolvem o desenvolvimento da linguagem. Embora sejam semelhantes em alguns aspectos, principalmente quanto à escrita e à leitura, eles possuem diferenças em relação à maneira de trabalhá-las. Segundo a professora Magda Soares, letramento e alfabetização são termos indissociáveis na teoria e nas práticas pedagógicas, e devem ser trabalhados de forma paralela. Considerando o conceito de alfabetização, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Banco de Dados
O protocolo FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos) é o protocolo padrão para transferência de arquivos na web. O FTP tem uma interação com o usuário por meio de um agente do usuário e funciona com comandos de solicitação e resposta. Quando o usuário faz uma solicitação, há uma resposta a tal requisição, com seu respectivo código. Sobre esses códigos de resposta, assinale a associação correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Banco de Dados
Em relação ao IPv6 (Internet Protocol version 6), analise as afirmativas a seguir.
I. Aumenta o tamanho do endereço IP de 64 bits para 128 bits. II. O cabeçalho de comprimento fixo de 64 bytes resultante permite um processamento mais veloz do datagrama IP. III. Tem uma definição dúbia de fluxo.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Aumenta o tamanho do endereço IP de 64 bits para 128 bits. II. O cabeçalho de comprimento fixo de 64 bytes resultante permite um processamento mais veloz do datagrama IP. III. Tem uma definição dúbia de fluxo.
Está correto o que se afirma apenas em