Filtrar


Questões por página:
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – Audiometria Protética tem como objetivo determinar a dinâmica auditiva residual na zona de frequência da palavra. Para isso, deve-se obter, com a maior precisão possível, os limites de audição e desconforto para as frequências discretas compreendidas entre 125 e 6.000 Hz, mediante “audiometria tonal”. II – Audiometria ocupacional é um exame simples, rápido e indolor, porém, extremamente relevante para o acompanhamento da saúde auditiva do trabalhador, previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios determinados pela NR 7. III – Audiometria ocupacional é um exame usado para medir a capacidade auditiva e de interpretação dos sons; por meio deste exame é possível detectar alterações na audição, como também diagnosticar o tipo e o grau da perda auditiva, se houver. IV – O protocolo da avaliação audiológica infantil é adaptado de acordo com a idade e o desenvolvimento do paciente. O exame é realizado por fonoaudiólogo habilitado, dentro de uma sala acústica apropriada. Entre os principais procedimentos da avaliação audiológica infantil estão a audiometria condicionada, imitanciometria e emissões otoacústicas.
A importância do aleitamento materno tem sido abordada com grande proporção pelos profissionais de saúde, com ênfase na importância em relação ao desenvolvimento infantil e seus aspectos nutricionais, imunológicos e psicossociais. O profissional Fonoaudiólogo, conhecido como terapeuta da fala, também está inserido neste contexto em postos de saúde, hospitais e maternidades com ações preventivas de acompanhamento no pré e no pós parto, com vista no aleitamento materno e na realização programas de triagem auditiva neonatal (PTAN), teste da orelhinha (OEA) e teste da linguinha.
Nessa dimensão fonaudiológica em saúde materno-infantil, analise as assertivas:
I -
O fonoaudiólogo tem atuação direta nos primeiros dias de vida do RN, no papel de estimular o aleitamento materno para que, quando a criança alcançar a linguagem oral, muitos problemas de comunicação venham ser evitados ou minimizados. II - O Fonoaudiólogo é o profissional da saúde que está diretamente ligado às funções estomatognáticas, no que envolve a mastigação, sucção, deglutição, respiração e fala. III - O Fonoaudiólogo está habilitado para agir nas desordens dessas funções, para intervir no sistema motor oral do bebê, o que permite identificar precocemente possíveis disfunções orais, como a desordens da sucção do bebê, que podem ser transitórias do próprio funcionamento ou anatômicas, o que acarreta dificuldades ao estabelecimento do aleitamento materno. IV - O Fonoaudiólogo neonatal contribui para o combate da mortalidade infantil, acelerando a alta hospitalar, sendo, portanto, prescindível sua participação em equipe multidisciplinar para a assistência à mulher na promoção do bem estar da gestante, da puérpera e do RN, visto que a presença do profissional auxilie em todo processo do aleitamento materno.
Marque a alternativa com todas assertivas corretas.
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I -
A oralidade envolve a produção e transmissão de mensagens através dos órgãos da fala: lábios, dentes, região alveolar, palato, véu, úvula, glote e língua. Em geral, o ar é o meio físico pelo qual a mensagem é transmitida é bem conhecido tradicionalmente. No entanto, com o avanço da tecnologia, a comunicação oral pode ocorrer por outros meios físicos. II - É muito importante definir linguagem antes de saber como ela é aprendida, visto que “Linguagem” é o sistema de signos que serve para expressar ideias e sentimentos. Esta definição reconhece dois componentes relacionados à linguagem: forma e função. Em termos clássicos, a linguagem caracteriza-se pela correspondência entre significantes e significados. (...) III - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Infantil”, no período de 2 (dois) a 4 (quatro) anos de idade – implica esforço para melhorar a compreensibilidade; o léxico cresce duplicando-se a cada ano. IV - Na linguagem falada, ocorre o Atraso de Linguagem (aquisição tardia da linguagem em cuja evolução podem persistir dificuldades na organização fonológica, morfológica, sintática e semântica).
Fonoaudiologia é a ciência que cuida dos processos de comunicação humana e seu desenvolvimento, com o fonoaudiólogo atuando em todas as faixas etárias, desde a amamentação até a deglutição no idoso. Atuando em ambientes público e privado, cabe a esse profissional a promoção de saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapias para habilitação e reabilitação, monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos fonoaudiológicos envolvendo questões auditivas (periféricas e central), na função vestibular, linguagem oral e escrita, articulação da fala, questões vocais, fluência, no sistema (mio-funcional) orofacial e cervical na deglutição, além de atividades de ensino, pesquisa e administrativas. Na saúde pública, (nos centros de saúde), o fonoaudiólogo atua principalmente ______________________.
(Por: Maria Luiza Estevam de Abreu et Amanda Senos Pache de Farias. Fonaudiólogas da UNICAMP)
Marque a alternativa com os dados coerentes para das sentido ao enunciado.
Epidemiologia é a área do conhecimento que possibilita descrever, analisar, planejar e intervir nos problemas de saúde das coletividades humanas. Os estudos epidemiológicos são essenciais para fundamentar as tomadas de decisão mais adequadas em relação à saúde da população, permitindo um maior conhecimento das reais necessidades da comunidade e dos fatores determinantes de agravos e doenças. Desta forma, o fonoaudiólogo, como os demais profissionais de saúde, deve aliar-se à epidemiologia visando conhecer melhor a população que atende. O fonoaudiólogo deve ser capaz de compreender e aplicar a metodologia epidemiológica em pesquisas e na prática clínica. É a partir de informações geradas por estudos epidemiológicos que o profissional pode ampliar seu domínio de atuação na saúde pública, bem como justificar suas ações no desenvolvimento de estratégias, como campanhas de esclarecimento da população acerca dos distúrbios da linguagem e da comunicação de forma geral. (...)
(Por: Bárbara Patrícia da Silva Lima. Fonoaudióloga do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador - CEREST - Arapiraca (AL), Brasil)
Nessa dimensão, analise as informações I e II. Em seguida, marque a alternativa com os dados corretos e respectivos para completar o sentido das referidas informações:
I - Apoiado nesses estudos, o fonoaudiólogo pode colaborar para a reorganização do sistema de saúde, utilizando, da forma mais eficiente possível, os recursos disponíveis, aumentando a eficácia da atenção prestada, em todos os níveis de atenção à saúde, em especial no que diz respeito ____________. II - Em síntese, com base em estudos epidemiológicos, o fonoaudiólogo pode demonstrar a importância de sua inserção no Sistema Único de Saúde - SUS, onde pode desenvolver ações que visem à atenção integral à saúde por meio de ________.