Filtrar


Questões por página:
Segundo a Lei de Direitos Autorais, contrafação é a
Observe os dois agrupamentos abaixo, relacionados ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário.

I. Dever em relação à classe.
II. Dever em relação aos colegas.
III. Dever em relação aos usuários e clientes.

a. Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.
b. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.
c. Acatar a legislação profissional vigente
A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é
Analise as afirmações abaixo, relativas à preservação de materiais.

I. Dentre os aspectos que tornam a preservação um assunto administrativamente importante, encontramos a questão do custo × benefício. O investimento em laboratórios de restauro, ou terceirização dos serviços de restauro, são bem superiores ao investimento em condições ambientais favoráveis a manutenção dos materiais.
II. Mesmo os meios magnéticos necessitam de condições ambientais favoráveis e cuidados para sua preservação.
III. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.
IV. Necessita respeitar, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, devendo ser feita por especialistas.

Está correto o que se afirma APENAS em
Em uma biblioteca de Direito, o bibliotecário recebeu a sugestão de adquirir a mais recente obra do renomado jurista e professor Ives Gandra da Silva Martins. Embora sem conhecer o conteúdo da obra, mas sabendo que ela se enquadrava nos objetivos da coleção e tendo conhecimento da qualidade da produção anterior do professor, não hesitou em encaminhar um pedido de aquisição ao setor responsável. Neste caso, o critério de seleção utilizado pelo bibliotecário foi o de
No futuro, quem se ocupar da gestão de coleções deverá levar em conta ao menos duas questões, que desde algum tempo já se vislumbram e que, segundo as previsões, continuarão a fazer sentir o seu peso.

I. A rapidez da evolução das tecnologias - com referência à forma dos documentos e à essência dos suportes nos quais eles são gravados e as modalidades de comunicação e acesso; e
II. O progressivo aumento da distância entre as expectativas dos usuários e a capacidade das bibliotecas de satisfazê-las, não só por causa das dificuldades de caráter financeiro.

Em relação aos dois aspectos apontados, pode-se afirmar que