Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/vozes-verbais/>. Acesso em 15 mar.2023


Dadas as afirmativas acerca das vozes verbais nos quadrinhos,


I. Transpondo para a voz ativa a locução verbal “são controlados”, presente no 1º quadrinho, o verbo da fala assume a forma “controlam”.

II. Transpondo para a voz passiva analítica a frase: “podemos fazer o que bem entendermos”, no 2º quadrinho, obtém-se a forma verbal “poderemos”.

III. O termo “pelas estrelas”, no 1º quadrinho, desempenha a função sintática de agente da passiva e pratica a ação verbal quando a frase está na voz passiva.

IV. O sujeito da forma verbal “dizem”, no último quadrinho, pratica e recebe a ação, ou seja, ele é, ao mesmo tempo, o agente e o paciente da ação. Dessa maneira, tem-se a voz reflexiva.


verifica-se que está/ão correta/s

Numa vida a dois, às vezes, extinguem-se os sonhos, desfazem-se as potências, aburguesam-se as virtudes


BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes,2009, p.85.


Considerando os fragmentos sublinhados, assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/32151751>. Acesso em: 15 de mar.2023


Tendo como referência as falas das personagens dos quadrinhos, assinale a alternativa correta.

Junto à moda da harmonização facial, tem surgido resultados nas redes sociais nada satisfatórios. Queixos pontudos, faces largas e quadradas, nariz desproporcional… Afinal, qual é o maior erro que os profissionais têm cometido nos procedimentos estéticos?
Disponível em: <https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gnte/o-maior-erro-que-se-comete-na-harmonização-facial/>. Acesso em: 12 mar.2023.
Em: “Afinal, qual é o maior erro que os profissionais têm cometido nos procedimentos estéticos?", a oração sublinhada
Questão Anulada
Continuo tentando descobrir o que leva alguém a escrever. Se o passado pode dar alguma pista, no meu caso específico, encontro naquele instante de demissão do emprego a marca de uma escolha definitiva, todavia não posso me enganar: podia haver mais coisas em jogo do que simplesmente um projeto de escritor. Nos padrões de hoje, por exemplo, eu talvez preferisse muito mais estar protegido como escritor a manter o emprego aproveitando o tempo livre, preparando-me academicamente e alimentando a solidão intelectual. Foi exatamente o que eu fiz há alguns anos mais tarde, ao me tornar professor; em outras palavras, recusando tudo que fosse típico de meu tempo .
TEZZA, Cristovão. O espírito da prosa. Rio de Janeiro: Record,2012, p.81.
As orações sublinhadas no texto foram reescritas com algumas modificações. Assinale a alternativa cuja modificação está totalmente de acordo com a norma culta da língua.