Filtrar


Questões por página:
Atendimento em consultório à paciente H.N.A.,3 anos e 6 meses, previamente hígida, que apresenta há 2 meses aumento do volume mamário bilateralmente. A mãe nega outros sintomas, queixas ou uso de medicações. Nas curvas de crescimento, se encontra no escore z=0 de altura e z=0 de peso para idade. Pressão arterial aferida em consultório 90x50 mmHg. Exame físico dentro da normalidade, a não ser por Tanner M2P0. Qual o provável diagnóstico?
Qual é a provável patologia na paciente Ana, de 16 anos, com dor na região do tubérculo tibial anterior que piora à digitopressão e ao subir rampas?

Acerca dos seus conhecimentos sobre os distúrbios agudos da hemostasia, assinale a alternativa correta.

Legenda:

TP = tempo de protrombina.

TTPa = tempo parcial de trompoplastina ativado.

TT = tempo de trombina.

F = fibrinogênio.

CP = contagem de plaquetas.

O pediatra é um profissional que deve estar sempre em atualização. Doenças que antigamente não eram comuns na população pediátrica, hoje são bastante frequentes. Exemplos disso são a obesidade e a síndrome metabólica. Sobre os seus conhecimentos sobre estas patologias na população pediátrica, assinale a alternativa correta.
A hipertensão na infância tem sido um tópico amplamente investigado nas últimas décadas em virtude do aumento da sua prevalência. Evidências têm sugerido uma interrelação bem complexa entre obesidade, ingesta de sódio na dieta, nível de ácido úrico, inflamação, hereditariedade e outros fatores. Algumas condições implicam, rotineiramente, na aferição da pressão arterial em crianças menores de 3 anos. Assinale a alternativa que NÃO identifica uma dessas condições.