Filtrar


Questões por página:
O exame Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou o próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente. O rastreamento é uma tecnologia da atenção primária, e os profissionais atuantes nesse nível de atenção devem conhecer o método, a periodicidade e a população-alvo recomendados, sabendo ainda orientar e encaminhar para tratamento as mulheres de acordo com os resultados dos exames e garantir seu seguimento. Sobre o exame, é correto afirmar que:
“É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior”. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que se refere ao conceito apresentado.
Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) são aquelas adquiridas durante a prestação dos cuidados de saúde e representam um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo. Considerando as ações de prevenção de IRAS, qual das alternativas abaixo está correta?
Podemos definir que prevenção é todo ato que tem impacto na redução de mortalidade e morbidade das pessoas. Assinale abaixo qual das ações de prevenção NÃO se relaciona com a respectiva doença/agravo:
Com relação à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), assinale a alternativa correta