Filtrar


Questões por página:
Um dos processos mais delicados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) é a intubação orotraqueal, pois o tubo deve ser introduzido até a carina traqueal para fornecer suporte ventilatório para ambos os pulmões. Quando o tubo avança para um dos brônquios primários, ocorre um colapso total ou parcial do pulmão contralateral, condição clínica chamada de atelectasia. São aspectos radiográficos típicos em casos de atelectasia:
O peritônio consiste em duas membranas serosas: a membrana parietal, que reveste a face interna da cavidade abdominopélvica; e a membrana visceral, que envolve os órgãos e outras vísceras. O espaço entre essas duas membranas do peritônio é preenchido por uma fina película de líquido peritoneal, que tem as funções de lubrificar e proteger as faces das vísceras dentro desse espaço. Representa uma víscera retroperitoneal o:
Atualmente, o sistema de Radiologia Digital Direta é o mais moderno no diagnóstico radiográfico. O equipamento é totalmente digital, integrado ao sistema de rede local da unidade hospitalar e remoto, funcionando por meio de sistemas PACS em nuvem. Além disso, não depende de leitura, pois a imagem é formada diretamente em detectores, que ficam fixos na mesa de exames e na estativa vertical. Com relação a esse sistema de Radiologia, pode-se afirmar que:
A incidência AP bilateral “frog leg” (perna de rã) é útil para a visualização de um quadril não traumatizado ou acometido por displasia do desenvolvimento, também conhecida como luxação congênita do quadril. Considerando os estudos da pelve, quadril ou coluna lombossacra, o exame que utiliza raio central (RC) com inclinação cefálica de 25° a 30°, para estudo das articulações sacroilíacas, é conhecido como incidência de:
Articulação é a união de dois ou mais ossos que, juntos, favorecem um determinado movimento. A articulação que permite movimentos mais amplos é chamada de sinovial, comum na conexão dos membros superiores e inferiores no esqueleto axial. Por sua vez, a articulação em gínglimo é: