Filtrar


Questões por página:

Considere dois edifícios não-residenciais, caracterizados pela exigência de flexibilidade e pela importância da colocação dos serviços e circulações em suas plantas.


Neles,

O corte é uma peça gráfica de grande importância tanto para o desenvolvimento quanto para a representação da espacialidade de um projeto arquitetônico, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere os desenhos abaixo, cortes de distintas fases do desenvolvimento do projeto do Centro Desportivo em Galdácano (1996-2000), na Espanha, de autoria dos arquitetos Sol Madridejos e Juan Carlos Sancho Osinaga.


Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que

Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.


Constata-se que essa obra

I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.

II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.

III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.

IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.

Está correto o que se afirma em

Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:


Considerando tais edifícios, constata-se que

Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,


e as afirmativas:

I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.

II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.

III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.

IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.

Está correto o que se afirma em