Questões de Concurso
Filtrar
1.507 Questões de concurso encontradas
Página 63 de 302
Questões por página:
O neoliberalismo constitui uma proposta de gestão estatal que tem sido referência para essa gestão. Recorrendo aos postulados de Iamamoto (2001), a respeito do neoliberalismo, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O neoliberalismo surgiu nos anos 1940 sendo sua proposta formulada por Hayek em seu livro “O caminho da Servidão”.
( ) O Neoliberalismo, no seu surgimento, foi uma reação contra a política keynesiana e contra a ampliação das funções reguladoras do Estado na vida social.
( ) O Neoliberalismo preconizava adesarticulação do poder dos sindicatos, como condição de possibilitar o rebaixamento salarial.
( ) A doutrina neoliberal pressupunha tornar possível a ampliação da taxa natural de desemprego
( ) O neoliberalismo, na América Latina, surgiu no Chile e teve como resultado a ampliação dos postos de trabalho e a elevação dos gastos para a área social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Minayo (1994) faz uma importante contribuição a respeito da produção de conhecimento científico indicando aspectos a respeito da realização de pesquisas. Em sua abordagem a autora indica as características da metodologia de pesquisa qualitativa. Analise as proporções abaixo, considerando a obra de Minayo (1994).
I. A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares e se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado.
II. A pesquisa qualitativa trabalha com estatística e apreende dos fenômenos apenas aquilo que é visível e comprovável.
III. A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes.
IV. A pesquisa qualitativa rompe com estudos assentados no mundo dos significados das ações e das relações humanas.
V. A pesquisa qualitativa trabalha com processos e fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Estão corretas as afirmativas:
Faleiros (1987) apresenta-nos em sua obra “Saber Profissional e Poder Institucional” uma sólida discussão a respeito de questões que estão presentes na prática do Assistente Social. As considerações desse autor, válidas ainda atualmente, nos auxiliam no entendimento do conceito de instituição. Recorrendo ao pensamento de Faleiros (1987) julgue as afirmativas abaixo:
I. As instituições não são um simples fenômeno superestrutural e sim organizações transversais a toda a sociedade.
II. As instituições não são veículos da mercantilização de bens e serviços uma vez que são equipamentos com clara preocupação com o bem-estar da população.
III. As instituições aparecem como mecanismos reguladores das crises do desenvolvimento capitalista em todos os níveis.
IV. A instituição efetiva direitos e não realiza o controle da vida pessoal e social do usuário, já que isso despossui indivíduos e grupos de si mesmo.
V. As instituições, como instrumentos de políticas sociais, estruturam-se em função da universalização do acesso à serviços.
Estão corretas as afirmativas:
O trabalho do Assistente Social, de acordo com Mioto (2010), nos remete a um entendimento de um determinado conceito de família. Ancorada em uma perspectiva crítica, a autora nos apresenta uma conceituação de família. Derivando da concepção da autora, analise as afirmativas abaixo:
I. A família, além de produzir subjetividades também é uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos.
II. A família é construída e reconstruída histórica e cotidianamente e é um espaço altamente complexo.
III. A família precisa ser compreendida a partir de uma determinada estrutura tomada como ideal (casal com seus filhos) e com papéis pré-definidos.
IV. A família tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos.
V. Na família, as relações familiares estão circunscritas apenas às relações estabelecidas no âmbito de seu domicílio, portanto, aspectos sociais e econômicos não condicionam a vivência familiar, unidade privada de relacionamentos.
Estão corretas as afirmativas:
A elaboração de planos, programas e projetos, assim como a sua implementação integram a prática do Assistente Social. Nesse sentido, a atuação do Assistente Social, nas mais diversas áreas o coloca em contato com planos, programas e projetos, quer seja em seu planejamento, quer seja em sua execução. Recorrendo as indicações de Carvalho (2001) analise as afirmativas abaixo que indicam informações sobre planos, programas e projetos.
I. O projeto é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano.
II. O plano fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes que permitirão a sistematização de documentos de ação mais específicos.
III. No projeto os problemas são selecionados estabelecendo-se áreas de concentração e para essas áreas elaboram-se programas.
IV. Podemos definir um programa como um conjunto de projetos que buscam os mesmos objetivos.
V. O programa estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente.
Estão corretas as afirmativas: