Filtrar


Questões por página:
Bactéria que não possui parede celular e está relacionada com a causa de pneumonia em humanos refere-se a:
A classificação de bactérias de importância Médica se dá através de inúmeros critérios, como a natureza da parede celular, capacidade de formar esporos, entre outros (LEVINSON,2010). Sobre esta temática, analise os itens abaixo:

I- As espiroquetas são bactérias que não possuem parede celular.

II- Os micoplamas tem como principal característica a apresentação de paredes celulares espessas e rígidas.

III- Um dos critérios de classificação de bactérias atualmente utilizados é através da sequência de bases do DNA genômico.

Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
A famosa Técnica de Coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Sobre o tema, atribua C para item correto e I para item incorreto:

( ) A finalidade da coloração é dar cor a diferentes estruturas que compõem os tecidos e só devem ser usadas substâncias que coram de forma difusa as estruturas (colorações difusas).

( ) Essa técnica requer instalação simples, necessitando apenas de uma sala pequena com disponibilidade de água e gás, onde deverá ser instalado um balcão com pia e um bico de Busen, eventualmente substituído por uma lamparina ou espiriteira.

( ) São ainda necessários: microscópio com objetiva de imersão e bateria para a coloração de Gram. Os corantes devem ser preparados pelo próprio laboratório ou por um laboratório habilitado que assegure a qualidade do produto.

( ) O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental na erradicação e no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Respondidos os itens, a sequência CORRETA é:
É uma técnica que permite a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes, que absorvem luz e a emitem num determinado comprimento de onda:
O sangue humano possui quatro diferentes fenótipos: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O, que formam o conhecido sistema ABO. A existência desses diferentes tipos sanguíneos, descoberta pelo médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) no século XX, foi fundamental para a história da medicina, uma vez que permitiu o desenvolvimento de técnicas de transfusão. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Os tipos sanguíneos são codificados graças a três alelos múltiplos: IA, IB e i.

II- Como nós, humanos, somos diploides, esses alelos podem combinar-se em seis diferentes tipos: I A I A, IA i, IB I B, IB i, I A I B e ii.

III- Entre os alelos IA e IB, ocorre codominância, ou seja, ambos os alelos se expressam.

IV- Entretanto, esses alelos são dominantes sobre o alelo i. Podemos representar essa relação da seguinte maneira: I A= I B> i.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que: