Questões de Concurso
Filtrar
1.963 Questões de concurso encontradas
Página 222 de 393
Questões por página:
Uma paciente de setenta e quatro anos de idade foi atendida em pronto-socorro relatando ter acordado com dispneia intensa na noite anterior e sentir dispneia aos pequenos esforços havia dois dias. Ao exame físico, apresentou-se afebril, acianótica, com saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 88%, extremidades frias, sudorese profusa, frequência respiratória de 26 rpm, pressão arterial de 135 mmHg × 88 mmHg, frequência cardíaca de 121 bpm, turgência jugular a 30º e íctus cordis propulsivo e desviado para a esquerda. À ausculta cardíaca, apresentou ritmo cardíaco regular em três tempos (terceira bulha), com sopro sistólico no segundo espaço intercostal à direita e com irradiação para região cervical. À ausculta pulmonar, observaram-se estertores crepitantes até ápice e bilateralmente. Não foram observadas alterações significativas nos demais resultados do exame clínico. O resultado do eletrocardiograma demonstrou taquicardia sinusal e sobrecarga ventricular esquerda.
Com base no quadro clínico acima, assinale a opção em que é apresentado o principal diagnóstico para o paciente em tela.
Um paciente de vinte e dois anos de idade diagnosticado com síndrome de Wolf-Parkinson-White foi atendido em prontosocorro sentindo palpitações, que, segundo ele, prolongavam-se havia uma hora. Ao ser indagado, negou apresentar outros sintomas, encontrando-se hemodinamicamente estável. O paciente realizou eletrocardiograma (velocidade do papel = 25 mm/s; calibração = 1 cm = 1 mV), cujos resultados são apresentados na figura acima.
Considerando o eletrocardiograma e o caso clínico acima, assinale a opção em que é apresentada a escolha terapêutica mais indicada.
Um paciente de quarenta e um anos de idade, caminhoneiro, foi atendido em ambulatório apresentando prurido na fossa navicular que se estende para toda a uretra — sintoma que, segundo o paciente, iniciou-se havia três dias —, disúria e corrimento. O paciente relatou que o corrimento tinha inicialmente aspecto mucoide, mas que, com o passar do tempo, tornou-se mais abundante e purulento. O paciente referiu ter tido relações sexuais sem proteção havia uma semana. Ao exame físico, não foram encontradas úlceras na genitália.
Em face desse caso clínico, é correto afirmar que o provável agente etiológico da doença apresentada pelo paciente é