Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Considere os seguintes níveis de descrição.

I - Tipo de documento a ser catalogado.

II - Número da equipe e o montante a ser catalogado.

III - Número de usuários da biblioteca.

IV - Participação da biblioteca em sistemas cooperativos.

V - Gosto da equipe pela atividade biblioteconômica.

Quais, de acordo com o CCAA2, podem ser adotados pelo bibliotecário, concomitantemente ou não, para as diferentes coleções do acervo?
Considere os processos biblioteconômicos a seguir.

I - classificação

II - mediação

III - indexação

IV - normalização

V - catalogação

Quais têm como função principal descrever um item informacional em suas características intrínsecas, extrínsecas e temáticas, oportunizando, dessa forma, sua identificação, localização e recuperação?
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os elementos que constituem livros e folhetos às suas respectivas definições, segundo a NBR 6029:2006.

(1) Colofão
(2) Apêndice
(3) Glossário
(4) Prefácio

( ) Texto ou documento elaborado pelo autor para complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

( ) Texto de esclarecimento, justificativa ou comentário, escrito por pessoa que não seja o autor.

( ) Lista em ordem alfabética contendo palavras ou expressões técnicas de uso restrito utilizadas no texto e acompanhadas das respectivas definições.

( ) Indicação, no final do livro ou do folheto, contendo o nome do impressor, local e data da impressão.

sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Questão Anulada
Assinale a alternativa que apresenta a referência bibliográfica correta.
Brenda Dervin, na década de 1980, desenvolveu uma metodologia para identificar as necessidades dos usuários de determinado sistema, expondo a maior parte ou a totalidade dos gaps, ou lacunas, existentes entre o usuário e o sistema que auxiliam o bibliotecário para o atendimento das necessidades do usuário no processo de busca da informação. Essa ferramenta de apoio para tornar os sistemas de informação mais flexíveis, acessíveis e próximos do usuário é