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A atuação do profissional da informação na biblioteca jurídica abrange alguns aspectos que caracterizam a competência do bibliotecário em relação aos serviços prestados. Analise as assertivas sobre esse enfoque e assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A produção dos documentos de bibliotecas jurídicas provém somente do Poder Judiciário.

( ) O bibliotecário que atua na biblioteca jurídica tem como competência a organização da massa de documentos jurídicos e a produção de instrumentos eficientes para recuperar e disponibilizar a informação jurídica no atendimento às necessidades dos seus usuários.

( ) O acervo da biblioteca jurídica é basicamente formado por documentos como livros, diários oficiais, periódicos jurídicos, súmulas, leis, decretos, códigos, doutrina, jurisprudências.

( ) O trabalho do bibliotecário jurídico está centrado na seleção de livros e periódicos para incorporar ao acervo especializado da biblioteca.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as etapas do processo de referência aos seus elementos constitutivos.

(1) Problema
(2) Necessidade de informação
(3) Estratégia de busca
(4) Resposta

( ) Resultado que coincide com o enunciado da busca.

( ) Iniciador potencial do processo de referência, que atrai a atenção de um usuário potencial da biblioteca.

( ) Desejo de conhecer, de compreender ou curiosidade que motiva a busca da informação.

( ) A análise minuciosa do tema da questão e a escolha entre vários caminhos possíveis.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
Questão Anulada
Considere as afirmações abaixo em relação ao Serviço de Referência e Informação (SRI).

I - O bibliotecário de referência é uma das mais importantes fontes de informação.

II - O serviço de referência é identificado como uma atividade essencialmente técnica.

III - A função do bibliotecário de referência pode ser expressa na quarta Lei da Biblioteconomia de Ranganathan, em que afirma: “poupe o tempo do leitor”.

IV - O serviço de referência é bastante antigo e sempre ocupou espaço desde as origens da Biblioteconomia.

Quais estão corretas?
Considere as afirmativas abaixo no que tange às ferramentas e técnicas para a melhoria da qualidade de serviços em uma biblioteca.

I - A técnica de Benchmarking identifica possíveis soluções para problemas e oportunidades potenciais para a melhoria da qualidade.

II - O Diagrama de Causa-efeito identifica e confirma relações entre dois conjuntos de dados associados, além de confirmar também relações antecipadas entre esses mesmos dois conjuntos.

III - O Diagrama de Pareto representa, em ordem de importância, a contribuição de cada aspecto ao efeito geral, além de ordenar um ranking de oportunidades de melhoria.

Quais estão corretas?
No contexto da administração de bibliotecas, a pesquisa, a análise, o desenho, a implantação e a operação dos sistemas de informação fazem parte da função administrativa de