Filtrar


Questões por página:
Pesquisas apontam que existem muitas teorias que definem o currículo. Com base nos pesquisadores dessa área, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Em uma perspectiva restrita, currículo se reduz ao sentido da grade curricular, onde estão informadas as disciplinas, tempos e cargas horárias de desenvolvimento de conteúdos.
( ) Em perspectivas mais amplas, o conceito de currículo foi assumido como trajetória humana, vinculado ao sentido etimológico da palavra. Cada estudante faz seu percurso e o currículo é o conjunto de experiências por ele(ela) vivido, incluindo os processos escolarizados
( ) O currículo concebido de maneira restrita tem o sentido de uma estrutura que atua como dispositivo que aprisiona ou que, por meio de uma escala, distribui e determina a ordem de saberes e a sequência das atividades planejadas.
( ) A definição de um currículo mais amplo o aproxima de uma prática formativa na vida dos(as) estudantes e das suas experiências. Nessa perspectiva, o currículo é visto como uma narrativa ou uma trajetória que envolve experiências da vida intra e extraescolares dos(as) estudantes.
A respeito da periodização do desenvolvimento psicológico, na teoria histórico-cultural, Elkonin (1987) e Leontiev (1987) afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada por:
As tendências pedagógicas são constituídas por um conjunto de pensamentos de filósofos e autores a respeito da educação e como ela é compartilhada. Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
I. Tendências pedagógicas liberais II. Tendência tradicional III. Tendência tecnicista IV. Tendência libertadora V. Tendências progressistas
( ) Promove(m) uma análise crítica das realidades sociais.
( ) Articula(m)-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
( ) O indivíduo deve se adaptar às normas e valores da sociedade de classe.
( ) Centraliza(m)-se na discussão de temas sociais e políticos e o(a) professor(a) coordena as propostas, atuando juntamente com os(as) estudantes.
( ) Primeira(s) instituída(s) no Brasil.
Com relação à avaliação nos processos de apropriação do conhecimento, analise as concepções abaixo e enumere as colunas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
1 – Somativa 2 – Diagnóstica 3 – Formativa
( ) Realizada comumente no fechamento de um ciclo de aprendizado, seja ele anual, semestral, trimestral etc. Para quantificar e categorizar os resultados, geralmente as instituições de ensino estabelecem critérios como conceitos ou notas médias a serem atingidos pelos(as) estudantes.
( ) A sua proposta se baseia em avaliar o(a) estudante de forma particular, considerando as suas principais necessidades e os seus desafios no processo de ensino. Esse tipo de avaliação vem para dar ao(à) estudante o papel de coautor(a) no desenvolvimento de sua aprendizagem.
( ) É uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os(as) estudantes dominam determinados conhecimentos. É possível, dessa forma, mapear os pontos fortes e as demandas/necessidades da turma e de cada estudante. As informações oferecidas devem, a partir de então, guiar o planejamento docente e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, como forma de promover a recuperação dos pontos identificados como fracos.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de 2004, foram pensadas para a Educação Básica e, em especial, para as instituições de nível superior que trabalham com a formação inicial e continuada de professores(as). Nas referidas diretrizes, constam princípios que precisam ser seguidos por sistemas de ensino, unidades escolares e professores(as). Identifique esses princípios e assinale a alternativa correta.
I. Consciência política e histórica da diversidade II. Fortalecimento de identidades e de direitos III. Propostas que visem segregar a população negra que sofre discriminação IV. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações