Questões de Concurso
Filtrar
312 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 63
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Uma síntese dos componentes que se inter-relacionam no processo artístico e que não devem ser esquecidos ao longo dos estudos escolares são apresentados por Ferraz e Fusari. Assinale a alternativa que apresenta a definição de público/ouvintes/espectadores:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Duarte Júnior apresenta a primeira função cognitiva, ou pedagógica da arte como sendo a de apresentar-nos eventos pertinentes à esfera dos sentimentos que não são acessíveis ao pensamento discursivo. Através da arte somos levados a conhecer nossas experiências vividas, que escapam à linearidade da linguagem. Ele também nos aponta a agilização da imaginação, a sua liberação da prisão que o pensamento rotineiro, de certa forma, lhe impõe, como segundo fator pedagógico da arte.
Assinale a assertiva que, de acordo com Duarte Júnior, apresenta o terceiro fator educativo da arte.
Assinale a assertiva que, de acordo com Duarte Júnior, apresenta o terceiro fator educativo da arte.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Toda arte é expressão, seja ela teatro, música, pintura, escultura, cinema ou dança. Trata-se de expressar, de modo concreto, a criatividade que existe em todo ser humano.” (REVERBEL,1997, p.24)
Leia as assertivas abaixo sobre teatro na escola e assinale a alternativa CORRETA:
Leia as assertivas abaixo sobre teatro na escola e assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Analise as assertivas abaixo acerca da arte indígena no Brasil.
I- A maioria dos povos ameríndios guarda as peças, máscaras, adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de tê-las usado nos rituais.
II- Fora do contexto da encenação, elas perdem sua eficácia e seu valor, representam perigo, precisam morrer e são destruídas, desmontadas ou penduradas nas vigas das casas cerimoniais onde “morrem lentamente”.
III- O hábito de fazer peças para a exposição e contemplação, sem usá-las ou alimentá-las, não existe em nenhum grupo indígena.
IV- Os contextos de uso e circulação das peças mudam de forma significativa quando objetos e artefatos entram no circuito comercial interétnico: tornam-se emblemas de identidade étnica, peças de museus ou “obras de arte”.
Está(ão) CORRETO(S):
I- A maioria dos povos ameríndios guarda as peças, máscaras, adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de tê-las usado nos rituais.
II- Fora do contexto da encenação, elas perdem sua eficácia e seu valor, representam perigo, precisam morrer e são destruídas, desmontadas ou penduradas nas vigas das casas cerimoniais onde “morrem lentamente”.
III- O hábito de fazer peças para a exposição e contemplação, sem usá-las ou alimentá-las, não existe em nenhum grupo indígena.
IV- Os contextos de uso e circulação das peças mudam de forma significativa quando objetos e artefatos entram no circuito comercial interétnico: tornam-se emblemas de identidade étnica, peças de museus ou “obras de arte”.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Leia o excerto dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e complete as lacunas de forma CORRETA:
“A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte,1998, p.35)
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
“A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte,1998, p.35)
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA: