Questões de Concurso
Filtrar
312 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 63
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Muito se fala da estética na arte, da qualidade estética, da estética da obra, da apreciação estética. Mas o que é estética? Estética e beleza são a mesma coisa? Já sabemos que não, estética e beleza não são a mesma coisa, pelo menos não no mundo da arte. Ou melhor, o conceito de beleza em arte é equivocado para a maioria da população. Mas o que seria então a apreciação estética?
Leia as assertivas abaixo sobre apreciação estética e complete com V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A apreciação estética é a valorização do belo, que nos remete à delicadeza e beleza inconfundível das obras renascentistas, por exemplo.
( ) A apreciação estética refere-se à apreciação técnica da obra. As paletas de cores, o traço, o refinamento da obra, os detalhes de uma escultura. É ver pequenas coisas que passam despercebidas em um primeiro olhar, é se aprofundar na técnica utilizada pelo artista.
( ) A obra de arte toca também em algum ponto de nosso espírito que está além e acima dos sentimentos comuns de alegria, tristeza, ódio, amor, ira, etc. Tanto isso é verdade, que a mesma pessoa que chora durante a projeção de um filme triste, poderá sair do cinema com a paradoxal sensação de ter sido reconfortada, aliviada, feliz, caso o filme seja de forte conteúdo artístico. Essa aptidão demonstrada pela obra de arte, no sentido de enlevar, extasiar, enobrecer o espírito é o fruto de seu valor estético.
( ) Usualmente, a obra de arte de grande valor, a chamada obra-prima, prendem a atenção do observador só até o momento em que ele consegue completar a compreensão racional da obra. Depois de identificá-la, entender como funciona e para que serve, a pessoa não tem mais motivação para apreciá-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Leia as assertivas abaixo sobre apreciação estética e complete com V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A apreciação estética é a valorização do belo, que nos remete à delicadeza e beleza inconfundível das obras renascentistas, por exemplo.
( ) A apreciação estética refere-se à apreciação técnica da obra. As paletas de cores, o traço, o refinamento da obra, os detalhes de uma escultura. É ver pequenas coisas que passam despercebidas em um primeiro olhar, é se aprofundar na técnica utilizada pelo artista.
( ) A obra de arte toca também em algum ponto de nosso espírito que está além e acima dos sentimentos comuns de alegria, tristeza, ódio, amor, ira, etc. Tanto isso é verdade, que a mesma pessoa que chora durante a projeção de um filme triste, poderá sair do cinema com a paradoxal sensação de ter sido reconfortada, aliviada, feliz, caso o filme seja de forte conteúdo artístico. Essa aptidão demonstrada pela obra de arte, no sentido de enlevar, extasiar, enobrecer o espírito é o fruto de seu valor estético.
( ) Usualmente, a obra de arte de grande valor, a chamada obra-prima, prendem a atenção do observador só até o momento em que ele consegue completar a compreensão racional da obra. Depois de identificá-la, entender como funciona e para que serve, a pessoa não tem mais motivação para apreciá-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Mas a revalorização da beleza e da imaginação encontrou, na arte e no brinquedo, dois aliados poderosos. Por que não se educar as novas gerações evitando-se os erros que viemos cometendo? Por que não entender a educação, ela mesma, como algo lúdico e estético? Por que, ao invés de fundá-la na transmissão de conhecimento apenas racionais, não fundá-la na criação de sentidos a partir da situação existencial concreta dos educandos? por que não uma arte-educação?” (DUARTE JÚNIOR,1994, P.64).
“No século XX, a área de Arte acompanha e se fundamenta nas transformações educacionais, artísticas, estéticas e culturais. As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas.” (PCN de Arte,1998, p.21)
A partir das leituras acima e de acordo com o papel da arte na educação contemporânea, analise as assertivas a seguir:
I- Reconhecer a arte da criança como manifestação espontânea e autoexpressiva: valorizar apenas a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientação que visa o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno. As palavras de ordem são: “o que importa é o processo criador da criança e não o produto que realiza” e “aprender a fazer, fazendo”.
II- A arte-educação não significa o treino para alguém se tornar um artista. Ela pretende ser uma maneira mais ampla de abordar o fenômeno educacional, considerando-o não apenas como transmissão simbólica de conhecimentos, mas como um processo formativo do ser humano. Um processo que envolve a criação de um sentido para a vida.
III- É papel da escola estabelecer os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade. Por isso, um ensino e aprendizagem de arte que se processe criadoramente poderá contribuir para que conhecer seja também maravilhar-se, divertir-se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar muito, esforçar-se e alegrar-se com descobertas. Porque o aluno desfruta na sua própria vida as aprendizagens que realiza.
IV- Através da arte pode-se, então, despertar a atenção de cada um para sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais. Encontrando nas formas artísticas, simbolizações para os seus sentimentos, os indivíduos ampliam o seu conhecimento de si próprios, através da descoberta dos padrões e da natureza de seu sentir.
Está(ão) CORRETO(S):
“No século XX, a área de Arte acompanha e se fundamenta nas transformações educacionais, artísticas, estéticas e culturais. As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas.” (PCN de Arte,1998, p.21)
A partir das leituras acima e de acordo com o papel da arte na educação contemporânea, analise as assertivas a seguir:
I- Reconhecer a arte da criança como manifestação espontânea e autoexpressiva: valorizar apenas a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientação que visa o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno. As palavras de ordem são: “o que importa é o processo criador da criança e não o produto que realiza” e “aprender a fazer, fazendo”.
II- A arte-educação não significa o treino para alguém se tornar um artista. Ela pretende ser uma maneira mais ampla de abordar o fenômeno educacional, considerando-o não apenas como transmissão simbólica de conhecimentos, mas como um processo formativo do ser humano. Um processo que envolve a criação de um sentido para a vida.
III- É papel da escola estabelecer os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade. Por isso, um ensino e aprendizagem de arte que se processe criadoramente poderá contribuir para que conhecer seja também maravilhar-se, divertir-se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar muito, esforçar-se e alegrar-se com descobertas. Porque o aluno desfruta na sua própria vida as aprendizagens que realiza.
IV- Através da arte pode-se, então, despertar a atenção de cada um para sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais. Encontrando nas formas artísticas, simbolizações para os seus sentimentos, os indivíduos ampliam o seu conhecimento de si próprios, através da descoberta dos padrões e da natureza de seu sentir.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
O tema ________ na decoração do corpo, no canto ritual e na teoria da constituição do corpo kaxinawa ilustra claramente o credo ameríndio de que a identidade é constituída a partir da tradução e incorporação estética da alteridade, das forças e características do Outro, que é muitas vezes o inimigo.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Els Lagrou no seu livro Arte Indígena no Brasil.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Els Lagrou no seu livro Arte Indígena no Brasil.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“No início dos anos 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença, ou renascimento da cultura, se estendeu a Roma e Veneza e, em 1500, ao resto da Europa, atingindo Países Baixos, Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, num movimento que ficou conhecido com a Renascença do Norte.” (STRICKLAND,1999, p.32)
Assinale a alternativa que traz SOMENTE artistas da Renascença:
Assinale a alternativa que traz SOMENTE artistas da Renascença:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Passou a ser bastante frequente nas escolas usar as linguagens artísticas como recursos didáticos e como material nas diversas áreas do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de linguagens artísticas.
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de linguagens artísticas.