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Concurso:
TJ-SE
Disciplina:
Psicologia
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, a respeito de intervenções psicológicas em problemas específicos, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Miguel, sessenta e oito anos de idade, divorciado, pai de três filhos, encontra-se prestes a adquirir aposentadoria compulsória, o que implicará diminuição da sua renda e a perda do status que o trabalho lhe confere. Há dois anos, encontra-se em processo terapêutico, iniciado após o casamento de sua ex-esposa. Relata que se sente derrotado e desonrado, sem ver sentido na vida, além de apresentar ideações suicidas. Ao perceber sintomas de depressão, o psicólogo o encaminhou para tratamento medicamentoso com psiquiatra e iniciou uma intervenção terapêutica denominada autópsia psicológica de Schneidman. Nesse caso clínico, a intervenção terapêutica foi bem empregada, uma vez que, por meio dela, utiliza-se a reconstrução narrativa e exalta-se o contexto sócio-histórico das pessoas com comportamentos depressivos e tendências suicidas, de modo a direcioná-las ao restabelecimento da saúde física e mental.
Miguel, sessenta e oito anos de idade, divorciado, pai de três filhos, encontra-se prestes a adquirir aposentadoria compulsória, o que implicará diminuição da sua renda e a perda do status que o trabalho lhe confere. Há dois anos, encontra-se em processo terapêutico, iniciado após o casamento de sua ex-esposa. Relata que se sente derrotado e desonrado, sem ver sentido na vida, além de apresentar ideações suicidas. Ao perceber sintomas de depressão, o psicólogo o encaminhou para tratamento medicamentoso com psiquiatra e iniciou uma intervenção terapêutica denominada autópsia psicológica de Schneidman. Nesse caso clínico, a intervenção terapêutica foi bem empregada, uma vez que, por meio dela, utiliza-se a reconstrução narrativa e exalta-se o contexto sócio-histórico das pessoas com comportamentos depressivos e tendências suicidas, de modo a direcioná-las ao restabelecimento da saúde física e mental.
Concurso:
TJ-SE
Disciplina:
Psicologia
A respeito da atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens subsequentes.
O psicólogo institucional deve investigar o papel das instituições no desenvolvimento da personalidade dos indivíduos que nelas atuam.
O psicólogo institucional deve investigar o papel das instituições no desenvolvimento da personalidade dos indivíduos que nelas atuam.
Concurso:
TJ-SE
Disciplina:
Psicologia
A respeito da atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens subsequentes.
Na psicologia institucional, o trabalho é concebido como um fator etiológico importante no processo de saúde mental, haja vista que alguns problemas de saúde devem ser compreendidos à luz das condições e dos contextos do ambiente de trabalho.
Na psicologia institucional, o trabalho é concebido como um fator etiológico importante no processo de saúde mental, haja vista que alguns problemas de saúde devem ser compreendidos à luz das condições e dos contextos do ambiente de trabalho.
Concurso:
TJ-SE
Disciplina:
Psicologia
Quanto à atuação do psicólogo diante da prevenção e do tratamento de dependências químicas, julgue os itens que se seguem.
As práticas socioassistencias corroboram com a perspectiva da tutela, haja vista que a proteção direcionada aos usuários de álcool e outras drogas, bem como aos seus familiares, é a melhor ação a ser realizada a curto prazo.
As práticas socioassistencias corroboram com a perspectiva da tutela, haja vista que a proteção direcionada aos usuários de álcool e outras drogas, bem como aos seus familiares, é a melhor ação a ser realizada a curto prazo.
Concurso:
TJ-SE
Disciplina:
Psicologia
Quanto à atuação do psicólogo diante da prevenção e do tratamento de dependências químicas, julgue os itens que se seguem.
Por intermédio do modelo de atuação psicoeducativo, busca-se promover a compreensão do comportamento disfuncional do indivíduo, além de capacitar seus familiares para a identificação dos pródromos de um evento adverso.
Por intermédio do modelo de atuação psicoeducativo, busca-se promover a compreensão do comportamento disfuncional do indivíduo, além de capacitar seus familiares para a identificação dos pródromos de um evento adverso.