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Tratar de avaliação é falar de concepção de ensino e aprendizagem. A maneira como o professor vê seu aluno e como compreende os processos de aprender e ensinar interfere diretamente no modo como avalia e nos usos que faz de seus resultados. O conceito geral de avaliação envolve medida, levantamento e julgamento de dados para a tomada de decisão. Existem diferentes dimensões de avaliação, todas envolvidas pela tomada de decisão. Considerando o exposto e as avaliações citadas a seguir, relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas. 1. Avaliação de larga escala. 2. Avaliação institucional. 3. Avaliação na sala de aula. 4. Avaliação de projetos. ( ) Analisa a escola, reúne dados e avalia as condições e os caminhos que estão sendo percorridos pela instituição. Este tipo de avaliação exige a participação de todos. ( ) Por possuírem prazo de início e término, com metas e recursos definidos, são avaliados em situações específicas, para compreender o alcance ou a qualidade do programa. ( ) Analisa o contexto e as condições de trabalho, considera o aluno individualmente e as circunstâncias que o envolvem. É baseada na relação professor-aluno e permite identificar as dificuldades e corrigi-las no processo. ( ) Utilizada para avaliar o sistema. São as avaliações externas tais como Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) etc. Seus dados podem ser utilizados na escola, como material para identificar as dificuldades no processo, verificar a qualidade do ensino, reorientar os planejamentos para os anos subsequentes etc.
A sequência está correta em
A sequência está correta em
“Desde o fim da Ditadura Militar, a palavra cidadania tornou-se mais recorrente no vocabulário brasileiro. Não por acaso, ao promulgar a Constituição de 1988, o então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulisses Guimarães, chamou o texto de ‘Constituição Cidadã’.” (Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-10-04/marco-entre-ditadura-e-democracia-constituicao-de-1988- completa-25-anos.)
De todas as Constituições da história do país, a atual é a mais avançada no tocante aos direitos de cidadania e foi a partir dela que:
De todas as Constituições da história do país, a atual é a mais avançada no tocante aos direitos de cidadania e foi a partir dela que:
“Com o AI-5, a Ditadura Militar no Brasil perdia seu disfarce. Jornais, rádios e televisões foram censurados e a repressão policial prendeu líderes políticos de expressão, como Juscelino e Lacerda. O AI-5 veio dar cobertura legal à brutalidade do regime.” (Vainfas,2010, p.802.) Dentre as medidas impostas no AI-5 estava:
“Os argentinos recordam hoje,24 de março, a instalação, em 1976, da mais sanguinária Ditadura Militar da América do Sul. Organizações de defesa dos Direitos Humanos, associações civis, partidos políticos e sindicatos realizarão cerimônias para recordar os 30 mil civis assassinados pela Ditadura.” (Disponível em: http://internacional.estadao.com.br/blogs/ariel-palacios/ditadura-argentina-a-mais-sanguinaria-da/.) Sobre a instalação e permanência da ditadura na Argentina, é correto afirmar que:
“Depois de dominado o território foi preciso ocupar de forma produtiva a terra, montando nela um sistema de produção cujos lucros cobrissem os gastos da ocupação adotando no Brasil. Alguns historiadores consideram que a origem do Estado no Brasil data da implantação do governo-geral em Salvador na Bahia, e teve como importância, segundo Boris Fausto: ‘a instituição do governo-geral iria representar um passo importante na organização administrativa da colônia e também representou um esforço de centralização administrativa’, trecho retirado do livro História Concisa do Brasil.” (Disponível em: http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br/2009/11/formacao-do-estado-no-brasil-colonia-e.html.) Uma das principais funções a que se propunha do governo-geral citado era: