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Tendo por base o que foi disposto em lei e considerando os comandos emanados do Manual de Orientação para o Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, pode-se afirmar que as estruturas organizacionais dos ministérios contam com os seguintes componentes, exceto:
Acerca das orientações para o arranjo do eixo dos sistemas de trabalho, contidas no Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) A estrutura da organização deve ser definida de cima para baixo a partir do modelo de governança adotado.
( ) O ordenamento dos sistemas de trabalho deve privilegiar a constituição de estruturas enxutas.
( ) Os processos de trabalho de natureza temporária também necessitam de estrutura formal.
( ) O primeiro passo para a definição dos sistemas de trabalho é a realização de uma reflexão estratégica sobre as competências institucionais.
( ) Organizações com processos de alta complexidade ou alto nível de diferenciação tendem a dispor de estruturas com alto grau de descentralização ou de atomização.
A figura abaixo é uma representação gráfica dos componentes das estruturas do Poder Executivo Federal.
Identifique os componentes posicionados conforme os números de 1 a 5 a partir das descrições a seguir e tendo por base as diretrizes do Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal. Ao final, selecione a opção que contenha a sequência correta.
( ) É a estrutura de governança. Exerce o papel de liderar e coordenar as demais partes da estrutura e exercer autoridade política nas “relações de fronteira”, interagindo com o ambiente externo em nível institucional. Sua composição é uma decorrência do modelo de governança que pode ser singular ou colegiado.
( ) Situa-se fora da hierarquia da linha de autoridade. Subsidia tecnicamente a tomada de decisão.
( ) É o cerne da estrutura e representa os responsáveis pela implementação da estratégia. É o lócus no qual estão organizados os sistemas de trabalho que irão produzir os resultados definidos pela estratégia.
( ) É a estrutura de coordenação do órgão ou entidade. Sua função é fazer a estratégia chegar na base e a base chegar na estratégia.
( ) Tem por competência supervisionar e coordenar, no âmbito do órgão ou entidade, as atividades de organização e modernização administrativa de planejamento e de orçamento, de contabilidade, de administração financeira, de administração dos recursos da informação e informática, de gestão de pessoas e de serviços gerais.