Questões de Concurso
Filtrar
541 Questões de concurso encontradas
Página 101 de 109
Questões por página:
A maior parte das plantas superiores não possui raízes, elas possuem micorrizas - mutualismos estreitos entre fungos e tecidos da raiz. Em geral, três tipos principais de micorrizas são reconhecidos. Micorrizas arbusculares, Fungos ectomicorriízicos e as micorrizas ericóides. Em relação as ectomicorrizas (ECMs), analise as proposições abaixo, identificando-as como sendo verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
( ) Os fungos formam uma bainha de espessura variável ao redor das raízes.
( ) Os fungos são eficientes na extração de suprimentos esparsos e irregulares de fósforo e especialmente nitrogênio da camada de serrapilheira.
( ) O micélio do fungo se estende internamente a partir da bainha, penetrando entre as células do córtex da raiz, propiciando contato íntimo de célula a célula com o hospedeiro.
( ) O carbono flui da planta para o fungo (principalmente hexoses). Dessa forma, o crescimento da ECM ocorre de forma inversa à taxa de fluxo dos açúcares da planta.
( ) Quando a disponibilidade direta de nitrato para a planta é alta, o metabolismo da planta é desviado da produção de hexoses. Como consequência, a ECM se degrada: as plantas parecem suportar ECM tanto quanto parecem precisar dela.
Muitos dos fenômenos que ocorrem na mitose também acontecem na meiose. São exemplos a sequência de alterações no núcleo e no citoplasma, os períodos de prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase, a formação do fuso mitótico, a condensação dos cromossomos, a evolução dos centrômeros etc. Considere os itens descritos abaixo e assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a mitose e a meiose:
(1) A mitose ocorre nas células somáticas e a meiose, nas células sexuais;
(2) Na mitose cada replicação do DNA é seguida por uma divisão celular; portanto, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de DNA que a célula-mãe e um número diploide de cromossomos. Na meiose, por outro lado, cada replicação do DNA é seguida por duas divisões celulares (meiose I e meiose II), das quais resultam quatro células haploides que contêm metade do DNA;
(3) Na mitose a síntese de DNA ocorre durante a fase S e, depois, a fase G2. Na meiose a fase S é muito longa e a fase G2 é breve ou inexistente;
(4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se);
(5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres);
(6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética.