Filtrar


Questões por página:
No continente africano existem inúmeros conflitos étnico nacionais que possuem raízes históricas. A Nigéria, com numerosa população, possui vários grupos étnicos, nos quais pode-se citar:
Leia o fragmento a seguir:
“A distância entre os desiguais, na cidade, não se opera mais, predominantemente, a partir da lógica de periferização dos mais pobres e de destinação, aos mais ricos, das áreas centrais e pericentrais, as melhores dotadas de meios de consumo coletivo (infraestruturas, equipamentos e serviços urbanos). Os sistemas de segurança urbana oferecem condições para que a separação possa se aprofundar, ainda que se justaponham, no “centro” e na “periferia” segmentos sociais com níveis desiguais de poder aquisitivo e com diferentes interesses de consumo.” (SPOSITO, Maria Encarnação B. A produção do espaço urbano: escalas diferenças e desigualdades socioespaciais. In: A Produção do Espaço Urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto,2011, pp 140-141).

Com base no fragmento, pode-se identificar a seguinte característica nos grandes centros urbanos:
A revolução tecnocientífica que marcou o século XX, em especial a segunda metade, trouxe consequências também na organização espacial das áreas de produção, dando origem àquelas conhecidas como tecnopolos. Para existir um tecnopolo, os dois fatores que devem existir, necessariamente, são:
O fim da Segunda Grande Guerra, em meados da década de 40 do século XX, reconfigurou a geopolítica mundial e inaugurou o período denominado de Guerra Fria. Entre as características da Guerra Fria pode ser destacada a:
Na legislação, o termo latifúndio aparece com o Estatuto da Terra, em 1964. Segundo esse documento, latifúndio era o imóvel rural com dimensão superior a 600 módulos rurais. Havia ainda a figura do latifúndio por exploração – terras menores, mas improdutivas, ou seja, que pouco ou nada produziam.
A concepção de módulo rural serve principalmente como: