Filtrar


Questões por página:
“Após passar por um processo de revisão conceitual, a partir de uma referência pedagógica numa perspectiva de rendimento mantida por muito tempo, o esporte moderno, na amplitude do seu campo social, acumulou conhecimentos técnicos e científicos, juntando todo um acervo de saber esportivo, o qual compõe uma teoria geral do esporte. Quando o fenômeno esportivo já era discutido na exaustão social do esporte de alta competição, surgiu, como síntese de uma reação da intelectualidade mundial do esporte, a vinculação da prática esportiva ao conjunto de direitos sociais do homem contemporâneo. Este novo quadro [...] passou a exigir que os conteúdos e estratégias fossem totalmente revistos nas novas dimensões surgidas: a do esporte na educação e a do esporte na vida do homem comum” (TUBINO,2001). Essa passagem indica um marco importante no processo de modernização conceitual do esporte e caracteriza o que podemos chamar de:
De acordo com Kunz (2006), o treinamento especializado precoce no esporte acontece quando crianças são introduzidas, antes da fase pubertária, a um processo de treinamento planejado e organizado de longo prazo e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além de participação periódica em competições esportivas. Sobre as consequências do treinamento especializado precoce, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. I) Formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva. II) Fortalecimento de estruturas corporais que prevenirão lesões. III) Unilaterização de um desenvolvimento que deveria ser plural.
De acordo com Kunz (2006), uma teoria pedagógica no sentido crítico-emancipatório precisa, na prática, estar acompanhada de uma didática comunicativa, pois ela deverá fundamentar a função do estabelecimento e da prevalência social de todo agir educacional. E uma racionalidade com o sentido do esclarecimento implica sempre uma racionalidade comunicativa. Com relação ao ensino do esporte, na perspectiva da pedagogia proposta por Kunz, analise as frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA. I) Emancipação é o processo de libertar o aluno das condições que limitam o uso da razão crítica e com isso todo o seu agir social, cultural e esportivo, que se desenvolve pela educação. II) Conduzir o ensino na concepção crítico-emancipatória, com ênfase na linguagem, é ensinar o aluno a ler, interpretar e criticar o fenômeno sociocultural do esporte. III) O esporte, para ser praticado nos padrões e nos princípios do alto rendimento, requer exigências de que cada vez mais pessoas conseguem dar conta, por isso, ele é o modelo que todos querem seguir.
O desenvolvimento das habilidades específicas no basquetebol está diretamente relacionado a fatores como o desenvolvimento físico, técnico e tático dos praticantes. No entanto é fundamental que o desenvolvimento da capacidade cognitiva esteja associado a este processo de formação do praticante da modalidade (ROSE JÙNIOR,2006). São exemplos de ações que envolvam a capacidade cognitiva do praticante, EXCETO:
Em relação aos elementos táticos do jogo de futsal propostos na obra de Rose Júnior (2006), analise as afirmativas abaixo. I) As dimensões da quadra, a capacidade técnica de uma equipe e da equipe adversária, aspectos psicológicos e condições especiais ocorridas durante a partida e a condição física são fatores que determinam a escolha dos sistemas posicionais a serem utilizados durante uma partida de futsal. II) Existe uma infinidade de padrões de movimentação usados dentro dos diferentes sistemas posicionais defensivos e ofensivos existentes no futsal. III) São exemplos de sistemas posicionais utilizados no futsal os sistemas 2x2,3x1 e 4x0 ou quatro em linha. IV) Para se obter maior dinamismo junto às ações ofensivas, normalmente é utilizado o goleiro linha em função de se garantir o trabalho com superioridade numérica. Assinale a alternativa que apresenta a composição das afirmativas CORRETAS: