Filtrar


Questões por página:
Um sistema legado da Assembleia Legislativa utiliza um módulo de criptografia CriptoLegado com uma interface específica criptografar(dados, chave). O Analista de Sistemas precisa integrar esse módulo a um novo framework que espera que todos os serviços de segurança implementem a interface IServicoSeguranca, que define o método proteger Informacao(dados, tipoAlgoritmo).
O Padrão de Projeto Estrutural que deve ser empregado para que o módulo legado possa ser utilizado pelo novo framework sem que seja necessário modificar o código do módulo legado ou a interface do novo framework é o
Após a entrega do sistema de Protocolo Eletrônico, o Analista de Sistemas é acionado para realizar três tipos de intervenção: 1) Correção de um bug em uma regra de tramitação; 2) Adaptação do sistema para funcionar com a nova versão do Banco de Dados; 3) Adição de um novo relatório estatístico solicitado pela Presidência.
Essas atividades se enquadram na Fase de Manutenção do Ciclo de Vida do Software e são classificadas, respectivamente, como:
Na fase inicial da Análise Orientada a Objetos (AOO) para desenvolver um sistema de gestão de Atos Administrativos, o Analista de Sistemas está lendo o documento de requisitos. Os requisitos descrevem que um Ato é criado, enviado para Assinatura Eletrônica pelo Diretor, e posteriormente é publicado no Diário Oficial.
Os seguintes termos destacados são os candidatos mais fortes a se tornarem as Classes principais no modelo do sistema:
Em um sistema de controle de tramitação de proposições, a classe Proposicao contém a lógica para manipular o atributo situacao. O acesso direto ao atributo é impedido (privado), e todas as modificações são feitas por métodos públicos como avancarSituacao() e reverterSituacao(), que contêm validações de regras de negócio.
A restrição de acesso direto aos dados (situacao) e a concentração da lógica de validação dentro da própria classe Proposicao são exemplos, respectivamente, de
A Assembleia Legislativa utiliza diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux) em seus gabinetes e precisa gerar relatórios de auditoria que sejam compatíveis com cada ambiente. O Analista de Sistemas deseja criar famílias de objetos relacionados (GeradorRelatorioWindows, GeradorRelatorioLinux e VisualizadorWindows, VisualizadorLinux) sem que o código cliente precise saber as classes concretas que estão sendo utilizadas.
O Padrão de Projeto Criacional ideal para fornecer uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas, é o