Filtrar


Questões por página:

A Intertextualidade e a interdiscursividade dizem respeito ao diálogo entre textos e discursos, evidenciando que todo texto se constrói a partir de outros já existentes, mobilizando vozes sociais diversas.

Na relação "eu e o outro", os textos recorrentes retomam, transformam ou ressignificam sentidos anteriores, revelando posicionamentos, memórias discursivas e valores compartilhados culturalmente.

Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:

A semântica textual analisa a produção de sentidos a partir da articulação entre conteúdo e forma, considerando como a estruturação frasal e textual organiza, orienta e condiciona a interpretação global do texto. Com base nas informações descritas, considera-se que:
À luz dos estudos discursivos e da linguística textual, no que se refere aos conceitos de dialogismo, polissemia, polifonia e heterogeneidade discursiva, assinale a alternativa correta:

Com base nas alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), em vigor no Brasil desde 2009 (com período de transição encerrado em 2016), analise as afirmações abaixo:


I-O h inicial suprime-se: a) Quando, apesar da etimologia, a sua supressão está inteiramente consagrada pelo uso: erva, em vez de herva; e, portanto, ervaçal, ervanário, ervoso (em contraste com herbáceo, herbanário, herboso, formas de origem erudita).

II.Quando uma vogal nasal ocorre em fim de palavra, ou em fim de elemento seguido de hífen, representa-se a nasalidade pelo til, se essa vogal é de timbre a; por m, se possui qualquer outro timbre e termina a palavra; e por n, se é de timbre diverso de a e está seguida de s.

III.Acentuam-se com acento circunflexo: a) As palavras oxítonas terminadas nas vogais tónicas/tônicas fechadas que se grafam -e ou -o, seguidas ou não de -s: cortês, dê, dês (de dar), lê, lês (de ler), português, você(s); avô(s), pôs (de pôr), robô(s).

É correto o que se afirma em:

Apesar de, no ambiente educacional, alunos e professores ocuparem posições discursivas distintas, a produção escrita de ambos é atravessada por sentidos plurais e por vozes que não se limitam à experiência individual. Nesse contexto, torna-se pertinente considerar que: