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Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
A Matemática é uma área do conhecimento que surgiu e evoluiu com base nos problemas que o ser humano enfrenta. Assim, sua essência está na resolução de problemas. Portanto, para ensiná-la, não basta apenas conhecer seu conteúdo; é fundamental incentivar a criatividade e envolver os alunos no processo de resolução.
Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) A resolução de problemas é um método eficaz tanto para desenvolver o raciocínio quanto para motivar os estudantes no aprendizado da Matemática. O ensino pode ser enriquecido por meio de desafios e problemas interessantes que possam ser explorados, e não apenas resolvidos de forma automática.
(__) Na aprendizagem da Matemática, problemas são essenciais, pois permitem ao aluno se confrontar com questionamentos e pensar por si mesmo, promovendo o raciocínio lógico ao invés do simples uso de regras memorizadas.
(__) Abordar conceitos, ideias e métodos pela perspectiva da resolução de problemas ainda é algo desconhecido por muitos. Quando aplicada na prática escolar, a abordagem da resolução de problemas é muitas vezes tratada de maneira isolada, como uma atividade paralela, baseada em listas de problemas cuja resolução depende principalmente da memorização de técnicas ou métodos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) A resolução de problemas é um método eficaz tanto para desenvolver o raciocínio quanto para motivar os estudantes no aprendizado da Matemática. O ensino pode ser enriquecido por meio de desafios e problemas interessantes que possam ser explorados, e não apenas resolvidos de forma automática.
(__) Na aprendizagem da Matemática, problemas são essenciais, pois permitem ao aluno se confrontar com questionamentos e pensar por si mesmo, promovendo o raciocínio lógico ao invés do simples uso de regras memorizadas.
(__) Abordar conceitos, ideias e métodos pela perspectiva da resolução de problemas ainda é algo desconhecido por muitos. Quando aplicada na prática escolar, a abordagem da resolução de problemas é muitas vezes tratada de maneira isolada, como uma atividade paralela, baseada em listas de problemas cuja resolução depende principalmente da memorização de técnicas ou métodos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
Durante a reorganização do pátio de uma escola, um terreno originalmente em forma quadrada foi substituído por um novo terreno em formato retangular.
As novas dimensões do terreno retangular foram ajustadas da seguinte forma:
-A largura do terreno retangular é 4 metros maior que o lado do terreno quadrado original.
-O comprimento do terreno retangular é 2 metros menor que o lado do terreno quadrado original.
Sabendo que a área do terreno retangular é 432 metros quadrados, qual é o perímetro desse novo pátio?
As novas dimensões do terreno retangular foram ajustadas da seguinte forma:
-A largura do terreno retangular é 4 metros maior que o lado do terreno quadrado original.
-O comprimento do terreno retangular é 2 metros menor que o lado do terreno quadrado original.
Sabendo que a área do terreno retangular é 432 metros quadrados, qual é o perímetro desse novo pátio?
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
Durante o período de preparação para as provas finais, um aluno, Pedro, decidiu criar uma rotina de estudos. Ele determinou que estudaria 40 minutos por dia para se preparar melhor para a prova de matemática.
Se Pedro estuda 40 minutos por dia, durante uma semana completa (7 dias), quantas horas Pedro passa estudando no total?
Se Pedro estuda 40 minutos por dia, durante uma semana completa (7 dias), quantas horas Pedro passa estudando no total?
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
Durante uma atividade de raciocínio matemático, o professor pediu aos alunos para resolverem um problema envolvendo números naturais e quadrados perfeitos. O desafio foi o seguinte:
Um número natural X é igual à diferença entre um número quadrado perfeito e 1.960.
A tarefa dos alunos era determinar o menor valor possível para X e, em seguida, calcular a soma dos algarismos desse menor valor.
A questão é: A soma dos algarismos do menor valor de X é:
Um número natural X é igual à diferença entre um número quadrado perfeito e 1.960.
A tarefa dos alunos era determinar o menor valor possível para X e, em seguida, calcular a soma dos algarismos desse menor valor.
A questão é: A soma dos algarismos do menor valor de X é:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
Um diretor escolar aplicou recursos da verba escolar sob regime de juros simples, durante 6 meses, a uma taxa bimestral de 3%, e obteve um rendimento de R$ 540,00 em juros.
Qual foi o valor inicial aplicado pelo professor?
Qual foi o valor inicial aplicado pelo professor?