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Concurso:
Prefeitura de São João do Paraíso - MA
Disciplina:
Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Qual tipo específico que apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas?
Fonte : portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf pgs 12 e 13
Fonte : portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf pgs 12 e 13
Concurso:
Prefeitura de São João do Paraíso - MA
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é um processo complexo e dinâmico que envolve decisões na produção do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades e de atitudes. O “processo avaliativo é de suma importância em todos os âmbitos do processo educacional para nortear as decisões pedagógicas e retroalimentá-las, exercendo um papel essencial nas adaptações curriculares” (BRASIL,1999, p. 57).
Art.2º § 1º da Lei nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015: A avaliação da deficiência, que quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I - Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II - Os fatores socioambientais, psicológicos, mas não pessoais;
III - A limitação no desempenho de atividades;
IV - A restrição de participação.
Assinale a alternativa correta:
Art.2º § 1º da Lei nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015: A avaliação da deficiência, que quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I - Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II - Os fatores socioambientais, psicológicos, mas não pessoais;
III - A limitação no desempenho de atividades;
IV - A restrição de participação.
Assinale a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de São João do Paraíso - MA
Disciplina:
Pedagogia
Ao longo dos séculos, houveram inúmeros esforços para se criar um método em que os deficientes visuais pudessem ler e escrever de forma sistemática, porém, o sistema onde as pessoas cegas tiveram seu processo de leitura e escrita assegurados aconteceu somente com a regulamentação em 1825, através da criação do sistema Braille, por Louis Braille.
O Sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. Sendo assim, uma Cela Braille é composta por quantos pontos?
Fonte: OLIVEIRA, Josélia De Jesus Araujo Braga De. MELO, José Carlos De.2019.
O Sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. Sendo assim, uma Cela Braille é composta por quantos pontos?
Fonte: OLIVEIRA, Josélia De Jesus Araujo Braga De. MELO, José Carlos De.2019.
Concurso:
Prefeitura de São João do Paraíso - MA
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a tecnologia assistiva ou ajuda técnica são os produtos, os equipamentos, os dispositivos, os recursos, as metodologias, as estratégias, as práticas e os serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Fonte: Lei nº 13.146/2015. (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Nesse contexto, qual alternativa corresponde a um dos eixos de atuação do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva?
Fonte: Lei nº 13.146/2015. (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Nesse contexto, qual alternativa corresponde a um dos eixos de atuação do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva?
Concurso:
Prefeitura de São João do Paraíso - MA
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Segundo Masini (2010), a presença de estudantes com deficiência visual (cegueira e a baixa visão) em escolas de ensino regular vem acontecendo desde a década de 50, mas, somente aos poucos os dados têm sido divulgados como está acontecendo o processo de inclusão educacional de alunos com baixa visão. Atualmente, é mister tratar o tema da inclusão em todos os ambientes em que vivemos, seja nas famílias, nas escolas, no mercado de trabalho, nos espaços de lazer, enfim, em todas as situações da vida do ser humano. Assim, entende-se que para melhoria do desempenho visual de estudantes com baixa visão é recomendada a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva.
Fonte: Ferroni, M. C. C., & Gasparetto, M. E. R. F. (2012).
Qualquer recurso que potencialize o funcionamento visual do indivíduo com baixa visão em suas atividades diárias é caracterizado como recurso de Tecnologia Assistiva e pode ser classificado em recursos ópticos, não ópticos, eletrônico e de informática. Sendo assim, escolha a alternativa que considera somente como recursos ópticos:
Fonte: Ferroni, M. C. C., & Gasparetto, M. E. R. F. (2012).
Qualquer recurso que potencialize o funcionamento visual do indivíduo com baixa visão em suas atividades diárias é caracterizado como recurso de Tecnologia Assistiva e pode ser classificado em recursos ópticos, não ópticos, eletrônico e de informática. Sendo assim, escolha a alternativa que considera somente como recursos ópticos: