Filtrar


Questões por página:
Experimentação, improvisação e composição a partir de propostas da própria linguagem musical (sons, melodias, ritmos, estilo, formas); de propostas referentes a paisagens sonoras de distintos espaços geográficos (bairros, ruas, cidades), épocas históricas (estação de trem da época da “Maria Fumaça”, sonoridades das ruas); de propostas relativas à percepção visual, tátil; de propostas relativas a ideias e sentimentos próprios e ao meio sociocultural, como as festas populares.
(PCN-Arte,1998)

Esse conteúdo é apresentado no documento como alinhado ao eixo
Segundo Fonterrada (2008), Boécio, no século V, elaborou o tratado De institutione musica, na qual o autor reuniu as diferentes teorias da música. O autor descreve os efeitos da música no homem e define seu domínio. Para ele, existem os seguintes tipos de música: musica mundana, musica humana e musica constituta in instrumentos. A primeira, referia-se à música das esferas; a segunda, que une ao corpo o espírito eterno, e a terceira, que é
À medida que se desenvolve a arte técnica, o gesto humano vai sendo substituído pelo gesto técnico. A necessidade de ação física ou manual do artista se torna cada vez menor e, muitas vezes, reduz-se ao apertar de um botão. Onde fica a habilidade própria do artista, aquilo que diferenciava sua obra dos demais? Para Costa (2004), surge então novo conceito de gesto artístico, que é
Para Costa (2004), a estética medieval desenvolveu-se sob a marcante presença da Igreja na Europa e de suas preocupações religiosas. Do ponto de vista da elaboração visual, essa estética apresentava
O filósofo italiano Umberto Eco elaborou o conceito de obra aberta para definir a obra de arte. Segundo Costa (2004), o conceito aponta para